Retrospectiva do IABS em 2023: Um ano de conquistas em nossa história

Relembre as principais atividades do Instituto ao longo do ano que marcou duas décadas de trajetória

Em 2023, o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) realizou diferentes conquistas, tanto no âmbito nacional, quanto no internacional. Celebramos 20 anos de história, 10 anos do Seminário Internacional de Convivência com o Semiárido, no Centro Xingó, e 1 ano do Projeto Rural Sustentável – Amazônia. Além disso, participamos de eventos de prestígio, como o Diálogos Compartilhados, na Guatemala, e a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP), que aconteceu em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Nessa retrospectiva, iremos compartilhar um pouco mais do que realizamos neste ano – sempre mantendo a sustentabilidade com(o) propósito em foco. Confira:

Institucional

Entre os destaques do nosso vigésimo ano, estão novas parcerias e encontros que fazem do IABS um local mais rico de aprendizados e possibilidades. Um exemplo disso é o memorando de entendimento assinado entre o IABS e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com o objetivo de fortalecer e construir as ações futuras em novos projetos conjuntos.

Já com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, oficializamos a assinatura de um Acordo de Cooperação. A parceria une os propósitos similares e complementares das duas instituições: o IABS com o compromisso de promover a sustentabilidade nas suas diferentes dimensões e o Canal Futura de criar conteúdos e metodologias educacionais de interesse público. Juntos, conseguimos unir esforços a fim de transformar realidades, mobilizar e inspirar pessoas, potencializando o alcance de benefícios coletivos.

A fim de escutar a sociedade civil e captar insumos e percepções para a elaboração de melhorias em diversos setores brasileiros, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) convidou o IABS para a Reunião do Grupo Consultivo da Sociedade Civil (ConSOC). O encontro teve como finalidade debater sobre o documento intitulado Desafios para o Desenvolvimento do País e a Estratégia-País 2022-2026, importante para a elaboração de novas estratégias para o futuro, missão também seguida por nós.

Outro momento de grande troca foi o encontro que tivemos com a representante do Comércio dos EUA, a embaixadora Katherine Tai, junto a outras organizações do terceiro setor, como WWF e ISPN. Para isso, fomos até a Embaixada dos Estados Unidos, em Brasília, para debater a abertura de mercados, ações de certificação sustentável e produtos da sociobiodiversidade.

Internacionalização

Em um ambiente plural, com diversidade inspiradora de nacionalidades, culturas e costumes, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP) foi repleta de discussões relevantes sobre a ação mundial em temas como finanças, mercados, igualdade de gênero e mudanças climáticas. O IABS esteve presente na edição de 2023 e teve a oportunidade de conversar com atores mundiais no cenário político, social e de sustentabilidade.

Ainda nas participações em importantes conferências mundo afora, na Guatemala o Instituto participou do Diálogos Compartilhados – Reflexões da cooperação para o diálogo inter-regional. A ação foi organizada pela Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AECID) e gerou diversos debates sobre a segurança alimentar e nutricional, além dos sistemas agroalimentares.

Em San José, na Costa Rica, estivemos no Workshop da Comunidade de Prática Fishery Improvement Project (FIP) para a América Latina e Caribe. O momento foi de lições aprendidas, sucessos e desafios no que diz respeito ao FIP – um projeto de melhoria pesqueira – da região, tendo o intuito de construir e fortalecer as relações entre as organizações envolvidas.

Nordeste

Os projetos criados ou executados pelo IABS no Nordeste são ricos em potencial e trazem formas de criar impacto real na vida de quem participa deles. Em 2023, tivemos a oportunidade de colher o legado de um projeto finalizado: o Canal da Cidadania. Por meio dele, cerca de 50 famílias de agricultores(as) familiares, com propriedades próximas ao Canal do Sertão, receberam assistência técnica e investimentos para melhoria da produção e beneficiamento dos seus produtos.

E por falar em conquistas, 2023 foi o ano em que celebramos o incrível marco de 10 anos do Seminário Internacional de Convivência com o Semiárido, no Centro Xingó, em Piranhas (AL). A ocasião proporcionou diversos aprendizados sob o tema “Frutos e Raízes: há dez edições promovendo a convivência com o Semiárido”. Cerca de 150 pessoas se inscreveram, entre profissionais, estudantes, agricultores(as) e demais interessados no desenvolvimento sustentável do semiárido. Além da programação, o evento contou com uma Mostra Científica e foi sucedido pelo nosso tradicional Curso Internacional de Convivência com o Semiárido.

Participamos, também, da Conferência da ONU sobre a Água, onde contribuímos com insights sobre a socioeconomia circular na área de água, utilizando como exemplo o Ecossistema de Inovação Socioambiental da Lagoa Mundaú. O evento foi online com o objetivo de debater soluções baseadas em economia circular para apoiar a implementação do ODS 6 na região da América Latina, coorganizado junto à Universidade das Nações Unidas (United Nations University UNU-MERIT).

Ainda sobre o Ecossistema de Inovação Social Lagoa Mundaú, este ano o projeto deu início à implementação de um novo módulo de cultivo do Sururu, em que não é necessário o mergulho até o fundo da lagoa para coletar os moluscos. Por meio de um sistema de cultivo chamado de long-line, a colheita do molusco é facilitada, se tornando, assim, uma nova opção de renda extra para os pescadores e marisqueiras.

Desenvolvimento Rural Sustentável

Em direção à propagação de conhecimentos em torno de uma produção rural sustentável e, consequentemente, na mitigação das emissões de gases de efeito estufa (GEEs), o PRS – Cerrado, executado pelo IABS, teve a alegria de lançar o programa de TV “Conservar e Produzir: Cerrado”, em parceria com o Canal Futura. Além disso, os mestrandos da 1ª Edição do Mestrado Profissional do Projeto, realizado em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), começaram a defender as suas dissertações.

Caminhando para o Norte do Brasil, chegamos ao PRS – Amazônia, que em 2023, deu boas-vindas às Organizações Socioprodutivas (OSPs) do Projeto após quatro meses de dedicação e análises criteriosas. Ao todo, foram 18 OSPs e 873 famílias produtoras e agroextrativistas que fazem parte delas, um resultado da avaliação de 94 OSPs elegíveis na primeira fase e mais de 3 mil famílias inscritas na segunda etapa.

Difusão de conhecimentos

Esse ano também foi marcado por momentos de propagação e difusão de conhecimentos por meio das publicações online e gratuitas da Editora IABS! Entre elas, está uma coletânea sobre dinâmicas socioambientais no Brasil, um artigo internacional sobre experiências na aplicação da Socioeconomia Circular, o livro Aves do Parque Nacional da Furna Feia e as edições da Revista Sustainable In Debate (SiD) feita em parceria com o Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS), da Universidade de Brasília (UnB). Essas e muitas outras publicações podem ser encontradas no site da nossa Editora.

Terminamos 2023 com gratidão por todas as conquistas e muita força de vontade para continuar dando importantes passos no próximo ano. Ao longo de 20 anos, o IABS vem seguindo uma missão em direção a um mundo mais sustentável para as gerações do presente e do futuro, e assim seguiremos em 2024!

Compartilhar:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Fique por dentro
das novidades !

Brasília (sede)

+55 (61) 3364-6005
SHIS QL 02 Conjunto 1, Casa 19
Lago Sul – Brasília/DF
CEP: 71610-015

Maceió

+55 (82) 3313-4130
Rua Dr. Carlos Lobo, 31
Parque Jatiuca – Maceió/AL
CEP: 57035-550

Recife

+55 (81) 3877-1413
Rua José Higino, 247
Madalena, Recife/PE
CEP: 50610-340