IABS participa da primeira semana na COP28

Evento reúne líderes e atores mundiais para o debate sobre as mudanças climáticas

 

Entre os dias 1° e 6 de dezembro, Eric Sawyer, Presidente do Conselho Deliberativo e Alejandro Muñoz, Diretor de Internacionalização do IABS, estiveram presentes na primeira semana da Conferência das Partes da UNFCCC, também chamada de Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, ou simplesmente COP, que aconteceu em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos nesta edição de 2023.

Participação na COP28

 

Em um ambiente plural, com diversidade inspiradora de nacionalidades, culturas e costumes, o evento foi repleto de discussões relevantes sobre a ação mundial em temas como finanças, mercados, igualdade de gênero, accountability, povos e comunidades indígenas, além de uma ação multinível para questões de sustentabilidade e conservação da sociobiodiversidade, no que tange a relação destes temas com as mudanças climáticas.

 

Os representantes do IABS participaram de discussões tanto no Pavilhão do Brasil, quanto no espaço do Consórcio da Amazônia Legal, dentre outros, em que tiveram oportunidade de conversar com lideranças no cenário político, social e de sustentabilidade. 

 

Para citar alguns exemplos dessa participação, durante o painel sobre “Conservação e restauração dos biomas brasileiros como instrumento da agenda climática”, houve uma rica interação com os palestrantes acerca do marco regulatório como entrave para pequenos produtores.

 

Também foi possível assistir à adesão oficial de Rondônia ao Plano ABC+, um marco importante para assegurar o alinhamento das ações do PRS Amazônia com a política do Governo Federal. Após o painel, os representantes do Instituto conversaram com o Secretário de Meio Ambiente de Rondônia, Victor de Oliveira Souza, e com o Governador do Estado, Marcos Rocha, sobre o Projeto.

 

“Tentamos aproveitar ao máximo a possibilidade de ter os Governadores e Secretários de Meio Ambiente dos estados em que implementamos o PRS Amazônia todos reunidos em um mesmo local para alavancar o alinhamento das atividades com as prioridades desses estados”, comenta o Presidente do Conselho Deliberativo, Eric Sawyer.

 

 

Também foi possível conversar com Carina Pimenta, Secretária de Bioeconomia do Ministério do Meio Ambiente, para entender como melhor alinhar os esforços de projetos do IABS com as prioridades de políticas públicas dessa Secretaria, em especial para produtos da sociobiodiversidade.

Outras conversas

 

A agenda intensa de conversas incluiu as lideranças indígenas Almir Suruí, destaque no cenário nacional e internacional, e Valdenice Kaiowá, ex-aluna do Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios, no qual nosso Diretor Presidente, Tadeu Assad, ministrou aulas. Segundo Valdenice, o aprendizado do mestrado foi de suma importância para promover reflorestamento e outras ações ligadas à sustentabilidade em seu território. Durante a COP, ela falou em diferentes painéis sobre o tema de sua tese de doutorado – o ecocídio.

 

De Belém ao Níger, outras entidades da sociedade civil engajaram em conversas com Eric Sawyer e Alejandro Muñoz na 28ª edição da COP. Com uma ONG de Zimbabwe representada por Tafadzwa Malaika surgiram possibilidades de ricos intercâmbios. Representantes da ONG Adesa, do Níger, conversaram com a equipe do IABS sobre possíveis iniciativas em comum para realizar projetos no país africano.

 

Já no âmbito brasileiro, o IABS teve o privilégio de conhecer renomadas figuras como Carlos Nobre, com possibilidades de parcerias futuras em projetos na Amazônia.

 

Por fim ocorreram vários encontros com parceiros, como Sydnei Freitas do MAPA, Rodrigo Carrijo da R10 Consultoria, Rodrigo Bezerra da Hartree e muitos outros.

 Sobre a COP

 

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP) é o maior evento anual dos governos que fazem parte da UNFCCC, tendo também a participação de atores da sociedade civil como observadores e de diversos outros atores, de todos os setores, que buscam viabilizar negócios, investimentos, projetos e políticas públicas que façam frente às mudanças climáticas, tanto em termos de adaptação aos seus impactos como mitigação dos seus efeitos. Conheça a agenda do Brasil clicando aqui.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Fique por dentro
das novidades !

Brasília (sede)

+55 (61) 3364-6005
SHIS QL 02 Conjunto 1, Casa 19
Lago Sul – Brasília/DF
CEP: 71610-015

Maceió

+55 (82) 3313-4130
Rua Dr. Carlos Lobo, 31
Parque Jatiuca – Maceió/AL
CEP: 57035-550

Recife

+55 (81) 3877-1413
Rua José Higino, 247
Madalena, Recife/PE
CEP: 50610-340