Primeiro módulo do Cultivo do Sururu é implementado na Lagoa Mundaú

Método visa gerar uma nova opção de renda para pescadores e marisqueiras

Na última quinta-feira (12), o Ecossistema de Inovação Social Lagoa Mundaú deu início à implementação do primeiro módulo de cultivo do Sururu. Nesse método, não é necessário o mergulho até o fundo da lagoa para coletar os moluscos, pois são utilizadas bóias com linhas que prendem o Sururu em um sistema de cultivo chamado de long-line, o que facilita a colheita do molusco cultivado e o trabalho laboral durante o processo quando comparado ao método tradicional de obtenção do sururu, se tornando, assim, uma nova opção de renda extra para os pescadores e marisqueiras.

O módulo já instalado será destinado para a área de pesquisa e desenvolvimento do IABS, de modo que o cultivo do Sururu continue sendo constantemente estudado e aprimorado com novas técnicas e materiais. Ainda este mês, o Ecossistema fará a implementação de mais cinco módulos, sendo estes os que vão envolver os beneficiários do projeto.

Ações premiadas

A metodologia de cultivo dos moluscos em long-lines aplicado ao Sururu foi premiada com o troféu do Prêmio de Inovação Aquícola do Aquishow Brasil 2022 – o maior encontro de negócios e conhecimento da aquicultura nacional – na categoria Políticas Institucionais com o “Novo Sururu da Mundaú”.

O Ecossistema é um conjunto de ações e iniciativas inovadoras, que formam um ambiente de soluções de impacto positivo voltadas para os aspectos sociais, ambientais e econômicos. O projeto é reconhecido e premiado pela Fundação BB de Tecnologia Social – 2021, na categoria Meio Ambiente e Renda.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Fique por dentro
das novidades !

Brasília (sede)

+55 (61) 3364-6005
SHIS QL 02 Conjunto 1, Casa 19
Lago Sul – Brasília/DF
CEP: 71610-015

Maceió

+55 (82) 3313-4130
Rua Dr. Carlos Lobo, 31
Parque Jatiuca – Maceió/AL
CEP: 57035-550

Recife

+55 (81) 3877-1413
Rua José Higino, 247
Madalena, Recife/PE
CEP: 50610-340