20 anos de IABS: celebrando duas décadas de ações sustentáveis

Desde 2003, o Instituto já realizou mais de 300 projetos em compromisso com a sustentabilidade

Em 2023, o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) completou os primeiros 20 anos de uma trajetória marcada por compromisso, resiliência e propósito. Esse caminho começou a ser traçado por nossa equipe de fundadores, advinda do setor da pesca e aquicultura, que se juntou em busca de formas melhores de se pensar a sustentabilidade. Ainda em 2003, o IABS foi formalizado como uma associação privada, sem fins lucrativos, e certificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).

Desde então, o nosso compromisso com a sustentabilidade vem sendo construído em diferentes dimensões. Seguindo nossos eixos norteadores – mudanças climáticas, redução das desigualdades e cooperação e parcerias para a sustentabilidade – incentivamos e apoiamos ações e iniciativas sustentáveis pensando na preservação da vida do planeta e proteção ao meio ambiente, mas principalmente em garantir que todos e todas possam trilhar um caminho mais justo e equitativo. Em conjunto com centenas de beneficiários e beneficiárias, construímos a sustentabilidade diariamente para que, na prática, possamos buscar as respostas necessárias aos grandes desafios globais da nossa geração.

Além disso, acreditamos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e nos preocupamos com a importância dos indicadores, enquanto seguimos a nossa missão com ações estratégicas voltadas à redução de desigualdades e mitigação e adaptação às mudanças do clima.

Projetos

Formado por uma equipe multidisciplinar de profissionais, buscamos desenvolver projetos, ideias e programas visando o bem-estar social, o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades em níveis locais, regionais, nacionais e internacionais.

Entre os temas de atuação do Instituto, sete se destacam dentro e fora do território brasileiro. São eles:

Ao longo dos nossos 20 anos de história, já foram mais de 300 projetos, mais de R$500 milhões aplicados, e 14 prêmios recebidos. Atualmente, 24 desses projetos estão em execução em âmbito nacional e internacional. Entre eles, está a promoção do desenvolvimento rural sustentável e mitigação dos gases de efeito estufa (GEE) com o Projeto Rural Sustentável – Amazônia e o Projeto Rural Sustentável – Cerrado; a difusão de conhecimentos, métodos e estratégias no semiárido brasileiro com o Centro Xingó de Convivência com o Semiárido; a recuperação social e econômica das comunidades impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão em 2015 com o Projeto Pescando Oportunidades; a promoção da sociobiodiversidade da Amazônia por meio do fortalecimento dos arranjos produtivos com o Projeto Corredor de Biodiversidade da Amazônia; o monitoramento de cadeias produtivas do pescado pelo Fishery Improvement Project (FIP) no Norte do Brasil, Venezuela e Índia; e a difusão do turismo sustentável por meio dos cursos de espeleologia e ações voltadas para conservação do patrimônio espeleológico nacional.

Confira a lista completa dos nossos projetos.

Como foi 2023?

Entre os destaques do nosso vigésimo ano, estão novas parcerias e participações em importantes conferências mundo afora. Um exemplo é o memorando de entendimento assinado entre o IABS e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com o objetivo de fortalecer e construir as ações futuras em novos projetos conjuntos.

Lá na Guatemala, o Instituto participou do Diálogos Compartilhados – Reflexões da cooperação para o diálogo inter-regional. A ação foi organizada pela Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AECID) e gerou diversos debates sobre a segurança alimentar e nutricional, além dos sistemas agroalimentares.

Outros momentos que marcaram a nossa trajetória ao longo de 2023 foi a participação do IABS na Conferência da ONU sobre a Água e a COP28, diretamente de Dubai.

Por fim, celebramos o incrível marco de 10 anos do Seminário Internacional de Convivência com o Semiárido, no Centro Xingó, em Piranhas (AL). A ocasião proporcionou diversos aprendizados sob o tema “Frutos e Raízes: há dez edições promovendo a convivência com o Semiárido”.

Confira a retrospectiva completa com as principais ações do IABS em 2023.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Fique por dentro
das novidades !

Brasília (sede)

+55 (61) 3364-6005
SHIS QL 02 Conjunto 1, Casa 19
Lago Sul – Brasília/DF
CEP: 71610-015

Maceió

+55 (82) 3313-4130
Rua Dr. Carlos Lobo, 31
Parque Jatiuca – Maceió/AL
CEP: 57035-550

Recife

+55 (81) 3877-1413
Rua José Higino, 247
Madalena, Recife/PE
CEP: 50610-340