CONHEÇA O IABS

Temas de atuação

Aquicultura e Pesca Sustentáveis

Tem como objetivo promover e fortalecer alternativas de geração de trabalho e renda ligadas à produção de alimentos no setor, assim como alternativas produtivas convergentes às práticas sustentáveis. Busca a melhoria das condições de vida e a valorização sociocultural de comunidades costeiras e ribeirinhas, compatibilizando suas vocações naturais com suas atividades produtivas. Atua na elaboração, gestão e execução de projetos, em ações de formação e fortalecimento institucional e na geração e difusão de tecnologias e conhecimentos. Experiências mostram que as atividades aquícola e pesqueira, quando planejadas e tratadas de maneira sustentável e responsável, podem se constituir em um importante vetor socioeconômico e de desenvolvimento local, sem prejuízos para as gerações atuais e futuras. Nesse núcleo já somamos mais de 2000 beneficiários nos projetos em andamento, além de produzir seminários, cursos e oficinas que possibilitaram entregar acessibilidade temática e educação de qualidade.

Núcleo de Diálogos Sociais e Gestão de Conflitos

Os conflitos são constitutivos das relações humanas e das dinâmicas sociais. Os conflitos socioambientais decorrem de disputas entre agentes de interesse pela propriedade, posse ou uso de recursos naturais. Usualmente encarados como problema, conflitos são também agentes de mudança e oportunidades de reequilíbrio de forças. O IABS trabalha com metodologia própria voltada para diagnóstico de grupos de interesse em situações de conflito deflagrado ou latente, condução de processos participativos, construção e reestruturação de novos espaços de diálogo entre outras ações que possam contribuir para o desenvolvimento local. Os principais resultados desse núcleo estão pautados na criação de espaços para tomadas de decisão participativas e de representação dos beneficiários, dando envolvimento dos projetos com os conceitos de paz, justiça e instituições eficazes e também de redução de desigualdades.

Núcleo de Desenvolvimento Rural Sustentável

O Núcleo de Desenvolvimento Rural e Tecnologias Sociais está alinhado ao debate mundial sobre a adaptação às mudanças climáticas e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Tem como objetivo contribuir com as ações socioprodutivas e ambientais que valorizam a troca de saberes, as práticas e experiências para a promoção da convivência com o ambiente e do desenvolvimento rural de maneira sustentável. Neste contexto, o IABS se propõe a sensibilizar, estimular e promover conhecimentos e atividades de inserção socioprodutiva local e de produção e manejo sustentável do ambiente, valorizando o protagonismo e a inovação social, empoderando as comunidades e ampliando as possibilidades de geração de emprego e renda e a qualidade de vida no meio rural. O núcleo já foi responsável pela implementação de milhares de Unidades Demonstrativas de tecnologias sociais além de movimentar milhões em projetos dentro do instituto beneficiando diversas pessoas e comunidades.

Núcleo de Turismo Sustentável

O turismo é reconhecidamente um importante setor, capaz de gerar divisas, oportunidades de trabalho e renda, e contribuir para a redução das desigualdades regionais e sociais. Por outro lado, apesar de suas diversas possibilidades, requer planejamento e estruturação para que seja sustentável e gere benefícios às comunidades locais. Neste contexto, o IABS busca a inserção das comunidades locais nos benefícios da atividade e a difusão de princípios de preservação ambiental e valorização cultural. Acreditamos que o turismo é um importante vetor de desenvolvimento local, que possibilita a inclusão das comunidades em seus benefícios, por meio da integração de diferentes cadeias produtivas e da valorização da cultura e tradições locais. No núcleo de turismo o IABS já registrou com seus projetos crescimentos de até 50% no número de empresas e empregos gerados diretamente através de ações de valorização das cadeias produtivas locais.

Núcleo de Meio Ambiente e Áreas Protegidas

Esse núcleo visa a conservação dos recursos naturais e a compatibilização do uso destes com o desenvolvimento territorial e econômico. Este núcleo está relacionado diretamente e de forma transversal aos outros núcleos do IABS, uma vez que para o desenvolvimento territorial de forma sustentável se faz necessário adotar medidas de conservação dos recursos naturais, de desenvolvimento social, cultural e econômico. Neste contexto, o IABS se propõe a desenvolver projetos que estejam relacionados ao desenvolvimento territorial de base conservacionista, se especializando sobretudo nas atividades de administração de compensações ambientais, que têm sido as ações de destaque em projetos e propostas do núcleo. Todos os projetos do IABS perpassam a temática de meio ambiente por este ser pilar para a sustentabilidade, mas o núcleo se difere pela atuação dos projetos no critério das áreas protegidas.

Núcleo de Inserção Produtiva e Economia Circular

Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento local em bases mais justas e equitativas, é de suma importância que as atividades produtivas que refletem a cultura, tradição e história das populações locais possam integrar as cadeias de valor que garantem a independência financeira, aumento da autoestima e controle do próprio destino para esses protagonistas. A diminuição do impacto social e ambiental almejada se materializa por meio da inserção de produtos e serviços de base comunitária e a economia circular surge como um contraponto, destacando a importância de manter materiais circulando e impulsionando o desenvolvimento humano. Para tanto, o IABS se propõe a trabalhar desde os aspectos produtivos, a processos de beneficiamento e geração de demanda. Todo esse trabalho se baseia em princípios de comércio justo, produção e consumo responsáveis, promovendo essa transição do linear para o circular, utilizando estratégias para possibilitar o crescimento econômico em bases mais equilibradas atingindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ainda que o núcleo não seja tão robusto e tenha cunho inovador, o IABS já teve, por meio dos projetos, o desenvolvimento de cadeias produtivas tradicionais que foram organizadas com foco na economia circular e já registrou mais de 8 novos produtos e alternativas de uso dos resíduos, critérios estes que geraram aumento da renda média dos beneficiários das ações de inserção produtiva e de economia circular.

Núcleo de Mobilidade Sustentável e Inclusiva

O crescimento desordenado e precário de inúmeras cidades, evidencia a importância da mobilidade no desenvolvimento urbano sustentável, interseccionando diversas áreas do conhecimento, pois envolve o dimensionamento do espaço público; o planejamento e equilíbrio dos meios de transportes; a redução das externalidades negativas como a substituição de espaços públicos destinados às pessoas por infraestrutura, em grande parte, para os automóveis, afetando, assim, de forma direta a qualidade de vida da população. É neste contexto que o Núcleo de Mobilidade Sustentável e Inclusiva busca contribuir com os diversos atores envolvidos no planejamento da mobilidade, como parte essencial da construção de cidades mais sustentáveis, equilibrando aspectos econômicos, ambientais e sociais, a fim de proporcionar espaços urbanos mais inclusivos, democráticos e participativos. O núcleo de mobilidade sustentável já realizou atividades que dizem respeito ao apoio ao desenvolvimento de ferramentas de avaliação de emissões de gases de efeito estufa em projetos de transporte, a implementação de projetos-piloto e a realização de atividades de treinamento e disseminação de conhecimento. As ações do núcleo de mobilidade visam beneficiar cidades e comunidades nas mais diversas esferas, em linha com os ODS.

Núcleo de Energia Inclusiva

A difusão de alternativas energéticas mais eficientes e a sua promoção para contingentes excluídos e socialmente vulneráveis podem contribuir para a melhoria das condições de vida dessas comunidades. Adicionalmente, o uso de processos e tecnologias mais sustentáveis favorece a sustentabilidade dos territórios em que estão inseridos. O Núcleo de Energia Inclusiva se baseia nesse entendimento, visando buscar soluções em conjunto com a sociedade para produção e uso de energias sustentáveis de baixo custo. Tratam-se de serviços energéticos limpos, confiáveis e exequíveis para cozinhar, aquecer, iluminar, comunicar e para os usos produtivos, dentro dos princípios do SE4ALL (Energia Sustentável para Todos), integrando os melhores conhecimentos e tecnologias à inovação social.