INTERNACIONALIZAÇÃO

SOBRE

Atualmente, faz parte do plano estratégico do IABS consolidar sua rede de parceiros internacionais, ampliar o seu 
escopo de atuação e buscar ser referência internacional no âmbito do desenvolvimento e sustentabilidade.

Dessa forma, o Instituto tem buscado ampliar e consolidar sua rede institucional no exterior; produzir e difundir conhecimento e inovação; contribuir no aprimoramento de políticas públicas nacionais e internacionais; desenvolver novos projetos no exterior; contribuir na formação profissional de alunos de instituições e universidades internacionais; realizar publicações técnicas e científicas no âmbito internacional.

EVENTOS E FÓRUNS INTERNACIONAIS

Ao longo de sua trajetória, o IABS iniciou uma participação ativa em eventos e fóruns internacionais. Essas atividades assumem papel importante no desdobramento da estratégia do Instituto, fortalecendo a atuação no exterior e a difusão de conhecimento. As principais atividades desempenhadas envolvem grupos internacionais da sociedade civil e conselhos internacionais.

Em 2015, o IABS foi convidado a participar do painel de representantes de organizações da sociedade civil da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação – UNCCD (United Nations Convention to Combat Desertification). O convite partiu do reconhecimento do trabalho desempenhado pelo IABS nas temáticas de convivência com o Semiárido e Desenvolvimento Rural. Desde então, integra o painel participando dos debates e atualizações deste espaço de discussão e diálogo. Além disso, a participação neste espaço possibilitou o intercâmbio de conhecimentos e conexões, assim como a participação do IABS em algumas edições da Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Brasil, China, Turquia e Índia).

Com apresentações híbridas, feitas a partir do estande de Glasgow (Escócia), sede da COP26, e do espaço montado em Brasília, o IABS esteve presente no debate sobre Agricultura Sustentável como Caminho para a Preservação Ambiental: o efeito poupa terra.
Durante a ocasião, o Instituto foi representando por seu diretor-presidente, Tadeu Assad, que destacou os desafios do Programa Rural Sustentável, que envolvem a mitigação das emissões de gases de efeito estufa, promoção das práticas produtivas de baixa emissão de carbono, principalmente sistema ILPF e Recuperação de Pastagens Degradadas, “mas sempre com o olhar de aumentar produtividade e reduzir o desmatamento ilegal. Tudo isso pensando em retorno de aumento de renda para produtores e produtoras”, acrescentou Assad.

O IABS participa também de uma plataforma de colaboração e consulta permanente promovida pelo Grupo BID, formada por diversas organizações da sociedade civil de diferentes países. O Instituto foi convidado a integrar o grupo devido ao trabalho realizado em projetos de desenvolvimento, que envolvem temas como mudança do clima, gênero, meio ambiente e inovação. Neste espaço de discussão o IABS contribui com suas experiências e conhecimentos sob a ótica das estratégias, políticas e/ou projetos do Grupo BID.

O IABS também possui uma cadeira como membro do Conselho do Centro de Inovação em Tecnologia para o Desenvolvimento Humano da Universidade Politécnica de Madri (itdUPM). Essa cadeira permite o acompanhamento e participação nas decisões tomadas pela Universidade. Além de propiciar a realização de ações conjuntas e o intercâmbio de experiências.

O “El Día Después” é uma plataforma que tem por objetivo o estabelecimento de novas parcerias para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os debates gerados nesse espaço buscam a inovação dos modelos e sistemas existentes nas cidades, sejam eles nos meios de produção, no desenvolvimento de cidades ou no meio ambiente. A plataforma conta com quatro “comunidades”, sendo a comunidade Transformação das Cidades em que o IABS participou ativamente.