IABS em 2024: confira a retrospectiva das nossas ações e conquistas

Prêmio Mulheres das Águas, Prêmio Super-heróis do Desenvolvimento, ações de sensibilização e capacitação nos projetos, entre outros destaques

Promover o fortalecimento do desenvolvimento sustentável e construir um futuro melhor para as próximas gerações – ao longo de 2024, o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) realizou diferentes ações em torno desses objetivos. Tais ações foram de suma importância não só para as comunidades envolvidas, mas também trouxeram reconhecimento, notoriedade, e novas parcerias para o Instituto na contribuição dessas práticas sustentáveis. Participamos do Prêmio Mulheres das Águas, fomos finalistas do Prêmio Super-heróis do Desenvolvimento, novos e importantes acordos foram assinados, participamos de eventos e fóruns nacionais e internacionais… diversos são os momentos em que nos orgulhamos neste ano.

E nesta retrospectiva, vamos navegar pelos principais marcos do IABS em 2024, enquanto compartilhamos a alegria de tantas realizações. Confira:

Institucional

Em Brasília (DF), estivemos presentes na cerimônia de entrega dos Prêmios Mulheres das Águas 2024, iniciativa do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) que busca reconhecer e premiar mulheres notáveis no setor pesqueiro brasileiro. A ocasião trouxe uma menção honrosa a várias pescadoras e marisqueiras, dentre elas, a beneficiária do Projeto Sururu – Conchas que Transformam, a marisqueira Josiane dos Santos, ou Geleia para os mais próximos. Além disso, a premiada na categoria Pesca artesanal em Águas Continentais, Lilian Gonçalves, faz parte de uma Organização Socioprodutiva que é beneficiada pelo Projeto Rural Sustentável – Amazônia, executado pelo IABS.

E por falar em reconhecimento, neste ano, o IABS foi finalista do Prêmio Super-heróis do Desenvolvimento, organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Com um total de 149 candidaturas e 26 países que enviaram os seus projetos, conseguimos ficar entre os cinco finalistas por meio das nossas ações de Socioeconomia Circular que transformam resíduos em matéria-prima para produtos inovadores, como o Cobogó Mundaú.

Entre outros diversos eventos em que marcamos presença ao longo de 2024, estão o Rio Innovation Week, o Amazônia Global Summit, e o Seafood Show.

Dentro de parcerias importantes para as atividades na área do desenvolvimento sustentável, esteve o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o IABS e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A cooperação técnica, inclusive, levou as instituições em uma visita de reconhecimento e planejamento de ações conjuntas em algumas cidades do Nordeste, visando fortalecer a integração de práticas sustentáveis de convivência com o semiárido.

Internacionalização

Fomos além do Brasil e levamos o propósito da sustentabilidade para outros países. Um exemplo foi a nossa presença na 29ª Conferência do Clima da ONU (COP29), em Baku, no Azerbaijão. O momento de debates e encontros mostraram a importância do Brasil na construção de um mundo mais sustentável, além de ter nos inspirado em ideias e começado a nos preparar para a COP30.

Além disso, também fomos até a cidade de Concepción, no Chile, para o Seminário Internacional “Contribuições da agrofloresta para a restauração e recuperação produtiva e ambiental de paisagens afetadas por incêndios florestais”. A ocasião trouxe o Diretor-Presidente do IABS, Luís Tadeu Assad, apresentando a mesa “Desenvolvimento Agroflorestal Sustentável no Brasil”.

Nordeste

As nossas ações no Nordeste, em especial com a cadeia produtiva do Sururu, estiveram presentes no G20 neste ano. Durante o GT de Agricultura, Aquicultura e Pesca, o IABS foi convidado para expor os resultados do Projeto Sururu: Conchas que Transformam, entre eles o cobogó Mundaú e os revestimentos de parede solar e fita, todos feitos em parceria com a Portobello.

E por falar em sururu, as nossas beneficiárias do projeto, as marisqueiras da Comunidade do Vergel do Lago, em Maceió (AL), passaram por três oficinas enriquecedoras divididas por três temas que trouxeram um maior desenvolvimento pessoal, profissional e ambiental para elas.

Em Piranhas (AL), lá no Centro Xingó, aconteceu o 11º Seminário Internacional de Convivência com o Semiárido. A edição trouxe o tema central “Inovação e Boas Práticas Produtivas no Combate à Desertificação” e contou com mesas de debate, trocas culturais da Feira de Saberes e Sabores, e a Mostra e Cine LabSOLar+.

Desenvolvimento Rural Sustentável

Em direção à produção rural sustentável, o Programa Rural Sustentável (PRS) reuniu, no início deste ano, representantes da Embaixada do Reino Unido e do Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (DEFRA) do país, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para a Missão Rural Sustentável. Em campo, a missão possibilitou presenciar o impacto do Programa na vida das comunidades das regiões participantes dos projetos na Amazônia, no Cerrado e na Caatinga.

No Projeto Rural Sustentável – Cerrado, as entregas dos Benefícios Coletivos (BCs) às Organizações Socioprodutivas (OSPs) tiveram início após uma longa jornada de construção e parceria junto aos beneficiários(as) do Projeto, desde 2019. Além disso, o PRS – Cerrado finalizou as ações de Pesquisa com um Seminário Final que apresentou os trabalhos de dissertação desenvolvidos pela 1ª turma do Mestrado Profissional, além das pesquisas apoiadas pelo Projeto. O momento foi importante para o debate sobre a importância das ações de pesquisa e capacitação na transformação sustentável da agropecuária brasileira, e ainda por cima, gerou o lançamento do livro Inovações Rurais no Cerrado.

No Projeto Rural Sustentável – Amazônia, houve muita disseminação de conhecimento por meio do lançamento oficial do Programa de Capacitação! Entre os destaques das ações que buscam sensibilizar e treinar o público geral e diferentes atores que participam do Projeto, esteve o início das aulas do Mestrado Profissional do PRS – Amazônia, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA). O curso de Educação a Distância (EaD) sobre sustentabilidade na Amazônia, realizado em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, também foi disponibilizado de forma 100% gratuita e online para todos aqueles que desejam aprofundar os seus conhecimentos na área da sustentabilidade.

Difusão de conhecimentos

Os conhecimentos não param por aqui e tiveram ainda mais destaque ao longo do nosso ano, como por exemplo, o Curso de Capacitação de Guias e Condutores de Espeleoturismo, parte de uma iniciativa voltada para aperfeiçoar a gestão ambiental do patrimônio espeleológico.

Com muita alegria, tivemos a notícia de que o livro Aves do Parque Nacional da Furna Feia, publicado pela Editora IABS em parceria com a Editora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (EDUFERSA), foi classificado entre os dez semifinalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico na categoria “Ciências Biológicas, Biodiversidade e Biotecnologia”.

Por fim, novas edições da Revista Sustainable In Debate (SiD) feita em parceria com o Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS), da Universidade de Brasília (UnB), também foram lançadas. Essas e muitas outras publicações podem ser encontradas no site da nossa Editora.

O IABS está completando 21 anos de muitas conquistas e propósitos, caminhando ao lado da sustentabilidade com o grande compromisso de avançarmos rumo a um futuro mais sustentável! Desejamos um ótimo 2025 a todos(as) que nos ajudaram a chegar até aqui, e que no próximo ano possamos continuar esta importante jornada juntos(as).

Compartilhar:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Fique por dentro
das novidades !

Brasília (sede)

+55 (61) 3364-6005
SHIS QL 02 Conjunto 1, Casa 19
Lago Sul – Brasília/DF
CEP: 71610-015

Maceió

+55 (82) 3313-4130
Rua Dr. Carlos Lobo, 31
Parque Jatiuca – Maceió/AL
CEP: 57035-550

Recife

+55 (81) 3877-1413
Rua José Higino, 247
Madalena, Recife/PE
CEP: 50610-340