IABS realiza capacitação sustentável para Guias e Condutores de Espeleoturismo

Curso é híbrido e envolve três regiões brasileiras: Rio Grande do Norte, Minas Gerais e São Paulo

Na semana do dia 26 de fevereiro terão início às aulas do terceiro módulo do Curso de Capacitação de Guias e Condutores de Espeleoturismo com o tema “Espeleoturismo: operação e oportunidades”. O curso será realizado para as turmas dos guias e condutores, já matriculados, que atuam em três regiões brasileiras, sendo elas o Rio Grande do Norte, Minas Gerais e São Paulo. As aulas serão oferecidas no formato híbrido, sendo as teóricas oferecidas nos polos montados em cinco cidades: Felipe Guerra (RN), Ubajara (CE), Furna Feia (RN), Peruaçu (MG) e Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) (SP).

O Curso faz parte de uma iniciativa voltada para aperfeiçoar a gestão ambiental do patrimônio espeleológico. O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav/ICMBio), em parceria com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), vem empreendendo esforços no sentido de qualificar a visitação nos ambientes cavernícolas, visando garantir o adequado manejo dessas áreas. Além disso, o foco da atuação é contribuir para a utilização sustentável do patrimônio espeleológico, mais especificamente, reforçar o atendimento ao componente 3 do Programa Nacional de Conservação do Patrimônio Espeleológico (Portaria 358/2009/MMA).

"Esse curso está trazendo muitos benefícios, entre novas temáticas e algumas antigas que é sempre bom rever e nivelar. Inclusive, já estou conseguindo aplicar o que estou aprendendo no meu dia a dia e tenho certeza que ele só tem mais a agregar para o nosso trabalho."

"O curso está proporcionando novos compartilhamentos de ideias e aprimorando conhecimentos. Ao finalizar as aulas, pretendo levar todo o conhecimento que obtive aqui e repassar para as monitoras da minha comunidade, a do Bairro Ribeirão, que tenho orgulho em dizer que está formando cada dia mais monitoras mulheres."

A realização do Curso faz parte do Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica (TCCE) firmado entre o Cecav/ICMBio e a Vale S.A com execução realizada pelo IABS. Ao todo, está prevista a realização de quatro módulos do Curso até maio de 2024.

Módulos anteriores

As aulas do Curso estão acontecendo desde novembro de 2023, quando o primeiro módulo, focado na temática de turismo de base comunitária foi realizado. Já o segundo módulo, acerca da conservação do patrimônio espeleológico e primeiros socorros, foi ministrado entre os meses de janeiro e fevereiro de 2024.

Sobre a capacitação

Considerando todas as ameaças ao ambiente cárstico, identificou-se a importância da conscientização e capacitação gratuita de monitores e condutores espeleológicos acerca do tema, oferecendo um diverso catálogo de conhecimento,favorecendo a troca de saberes e experiências. A partir daí, aconteceram as primeiras reuniões de alinhamento entre o IABS e o Cecav, nas quais foram definidas as regiões que ocorreriam o Curso, as Unidades de Conservação contempladas, a quantidade de vagas, além do conteúdo técnico.

Ao final de todos os encontros, ficou definido que o Curso será oferecido aos guias e condutores que atuam em três regiões brasileiras, sendo elas o Rio Grande do Norte, Minas Gerais e São Paulo. Os principais temas explorados seriam o turismo de base comunitária (TBC), conservação do patrimônio espeleológico, primeiros socorros, operações e oportunidades em espeleoturismo, voltados para assegurar experiências sustentáveis e de alta qualidade nas visitas turísticas em cavernas.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Fique por dentro
das novidades !

Brasília (sede)

+55 (61) 3364-6005
SHIS QL 02 Conjunto 1, Casa 19
Lago Sul – Brasília/DF
CEP: 71610-015

Maceió

+55 (82) 3313-4130
Rua Dr. Carlos Lobo, 31
Parque Jatiuca – Maceió/AL
CEP: 57035-550

Recife

+55 (81) 3877-1413
Rua José Higino, 247
Madalena, Recife/PE
CEP: 50610-340