Nesta terça, 21, o presidente do Conselho Deliberativo do IABS, Eric Sawyer, esteve no evento online Acelerando soluções baseadas em economia circular para apoiar a implementação do ODS 6 na região da América Latina, coorganizado junto à Universidade das Nações Unidas (United Nations University UNU-MERIT) e parte da Conferência da ONU sobre a Água 2023. Durante o evento, Sawyer trouxe insights sobre socioeconomia circular na área de água, utilizando como exemplo o Ecossistema de Inovação Socioambiental da Lagoa Mundaú.
Na apresentação, Sawyer também explicou mais sobre como começou o Ecossistema e como gera melhoria na qualidade de vida da população do Vergel do Lago, em Maceió, por meio da implementação de modelos de socioeconomia circular. “Estamos nos aproximando das 100 toneladas de conchas de sururu retiradas das ruas do bairro e já geramos mais de 200 mil reais, entre empregos diretos e compra de conchas das marisqueiras participantes”, explica Sawyer.
A Conferência da ONU sobre a Água é o evento mais importante sobre o tema no planeta e reúne líderes mundiais para planejar ações conjuntas para alcançar os objetivos e metas relacionados à água acordados internacionalmente, incluindo aqueles contidos na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O principal resultado da Conferência será o lançamento da Agenda de Ação da Água, que representa comprometimentos voluntários de todos os níveis, incluindo governos, instituições e comunidades locais.
Sobre o Ecossistema de Inovação Socioambiental da Lagoa Mundaú
O Ecossistema de Inovação Social Lagoa Mundaú é um conjunto de ações e iniciativas inovadoras, que formam um ambiente de soluções de impacto positivo voltadas principalmente para os aspectos de justiça social na inclusão produtiva e economia circular, lastreados pelo tripé da sustentabilidade: social, ambiental e econômico.
O IABS é o atual condutor desse processo, envolvendo seus territórios de vivências e as suas ações criativas e inovadoras. Fundo local, cultivo como alternativa de geração de trabalho e renda, moeda social… já são muitos os legados que estão sendo deixados pelas iniciativas que fomentam novos modelos inclusivos de geração de renda, em conjunto com a comunidade local e diversos parceiros.