IABS participará de evento na Conferência da ONU sobre a Água

IABS participará de evento na Conferência da ONU sobre a Água

Participação do Instituto será online, com apresentação de case envolvendo a socioeconomia circular, na terça-feira, 21, às 11h30, horário de Brasília

Aceleração de soluções baseadas na Economia Circular para apoiar a implementação do ODS 6 na região da América Latina. Este é o evento paralelo e online em que o IABS apresentará as ações executadas pelo Instituto voltadas para a socioeconomia circular, e coorganizado junto a Universidades das Nações Unidas (United Nations University UNU-MERIT). O painel ocorre durante a Conferência da ONU sobre a Água 2023, que estará acontecendo em Nova York, sede da ONU. A transmissão online ao vivo do encontro, na próxima terça-feira, 21/03, a partir das 11h30, horário de Brasília, estará disponível pelo link https://www.youtube.com/@UNU-MERIT 

A apresentação será feita pelo presidente do Conselho Deliberativo do Instituto, Eric Sawyer, e foi escolhida entre mais de 1300 propostas recebidas pelo Secretariado da Água da ONU. Durante o evento, Sawyer irá trazer insights sobre economia social circular na área de água ou negócios intensivos em água, com o compartilhamento de desafios, lacunas e necessidades analisadas sob a perspectivas do IABS. Os cases escolhidos pelo Instituto envolvem as inovações implementadas em Maceió/Alagoas, por meio do projeto Maceió Mais Inclusiva, além dos desdobramentos que culminaram na estruturação do Ecossistema de Inovação Socioambiental da Lagoa Mundaú.  

A Conferência da ONU sobre a Água é o evento mais importante sobre o tema no planeta e reúne líderes mundiais para planejar ações conjuntas para alcançar os objetivos e metas relacionados à água acordados internacionalmente, incluindo aqueles contidos na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O principal resultado da Conferência será o lançamento da Agenda de Ação da Água, que representa comprometimentos voluntários de todos os níveis, incluindo governos, instituições e comunidades locais. 

Sobre o Ecossistema de Inovação Socioambiental da Lagoa Mundaú 

O Ecossistema de Inovação Social Lagoa Mundaú é um conjunto de ações e iniciativas inovadoras, que formam um ambiente de soluções de impacto positivo voltadas principalmente para os aspectos de justiça social na inclusão produtiva e economia circular, lastreados pelo tripé da sustentabilidade: social, ambiental e econômico. 

O IABS é o atual condutor desse processo que nasceu para e pelos beneficiários e beneficiárias, envolvendo seus territórios de vivências e as suas ações criativas e inovadoras. Fundo local, cultivo como alternativa de geração de trabalho e renda, moeda social… já são muitos os legados que estão sendo deixados pelas iniciativas que fomentam novos modelos inclusivos de geração de renda, em conjunto com a comunidade e diversos parceiros. 

Sobre o Projeto Maceió Mais Inclusiva 

De 2017 a 2021, o Projeto Maceió Mais Inclusiva trabalhou pela melhoria da qualidade de vida da população do Vergel do Lago, em Maceió, por meio da implementação de modelos de socioeconomia circular. Foi uma iniciativa conjunta realizada pelo BIDLab e pela Prefeitura De Maceió, em parceria com a Braskem, Sebrae Alagoas, Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas e a Universidad Politécnica de Madrid, implementado pelo IABS. 

 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Fique por dentro
das novidades !

Brasília (sede)

+55 (61) 3364-6005
SHIS QL 02 Conjunto 1, Casa 19
Lago Sul – Brasília/DF
CEP: 71610-015

Maceió

+55 (82) 3313-4130
Rua Dr. Carlos Lobo, 31
Parque Jatiuca – Maceió/AL
CEP: 57035-550

Recife

+55 (81) 3877-1413
Rua José Higino, 247
Madalena, Recife/PE
CEP: 50610-340