Escolas que participaram do jogo Coopera Cerrado são premiadas pelo PRS – Cerrado

Neste dia 19 de maio, o Projeto Rural Sustentável – Cerrado (PRS – Cerrado), em conjunto com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), realizaram evento para premiação das escolas que alcançaram a categoria Super Sustentável na Jornada de Aprendizagem das Ações da Popularização da Produção Rural Sustentável e do Jogo Coopera Cerrado do ano de 2022. O evento contou com a participação de estudantes e educadores/as representantes das escolas, do MAPA e do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS).

“O evento de hoje mostrou a necessidade da cooperação estar sendo feita na prática. Para termos uma produção sustentável, nada melhor do que começar esse esforço nacional com as crianças. Assim, elas já aprendem desde cedo a colaborar para mitigar as mudanças do clima”, destaca Adriano Santhiago, Coordenador Geral de Mudanças Climáticas e Agropecuária Conservacionista do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

As escolas premiadas na categoria Super Sustentável, que realizaram a Jornada de Aprendizagem completa, bem como as missões e desafios propostos pelo jogo e fizeram mais interações dentro da comunidade escolar e com outras instituições de ensino, receberam um valor de R$ 18 mil destinado ao financiamento de projetos elaborados pelas escolas para melhorias nas instalações e/ou promoção de atividades comunitárias e socioambientais, em prol de uma agricultura mais sustentável e resiliente no bioma Cerrado.

“A participação da juventude na Jornada de Aprendizagem e no Jogo Coopera Cerrado reforça ainda mais a constatação de que os/as jovens não são apenas o futuro para a construção de um mundo mais sustentável, mas compõem o presente dessa transformação”, ressalta Melissa Curi, Coordenadora de Capacitação e Diretora do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade, o IABS (executor do PRS – Cerrado).

As instituições premiadas na ocasião foram: Escola Municipal Rural Antônio Sabino Tomé (GO), Escola Municipal Prof. Delmiro Salvione Bonin (MS), Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São Cristóvão (MT), Escola Municipal Dr. José Drumond de Castilho (MG).

Sensibilização nas escolas

As Ações de Popularização da Produção Rural Sustentável tem como objetivo sensibilizar sobre a temática sustentável estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas, rurais e urbanas. As atividades consistem em vivências, oficinas, atividades de imersão e de trocas de experiências, com características específicas para cada faixa etária.

Por meio da Jornada de Aprendizagem, que é constituída por seis etapas presenciais e seis etapas virtuais, crianças e jovens são inspirados a refletirem sobre o senso de pertencimento à natureza no bioma Cerrado, seu papel na preservação e conservação dos recursos naturais, na promoção da produção rural sustentável e de baixa emissão de carbono e a sua relação com o território, a escola e a comunidade.

Kêite Ferreira, educadora e Diretora da Escola Municipal Rural Antônio Sabino Tomé, de Goiás, comenta os aprendizados trazidos pelo Coopera Cerrado. “O projeto não trabalha só na perspectiva da teoria, mas na prática também, e nisso, surgiu a oportunidade das crianças trabalharem valores como auto responsabilidade.” Ela completa: “Para nós, receber esse prêmio é uma representação muito grande para a nossa comunidade e para todas as escolas rurais do nosso país.”

O PRS – Cerrado

Com atuação em quatro estados brasileiros – Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais –, o PRS – Cerrado tem como objetivo mitigar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e aumentar a renda de pequenos(as) e médios(as) produtores(as) no bioma Cerrado por meio da implementação de tecnologias de baixa emissão de carbono.

O projeto é resultado de uma Cooperação Técnica aprovada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com recursos do Financiamento Internacional do Clima do Governo do Reino Unido, tendo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) como beneficiário institucional, o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) como responsável pela sua execução e administração. A Embrapa é a responsável pela coordenação científica e a Associação Rede ILPF pelo apoio técnico.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Fique por dentro
das novidades !

Brasília (sede)

+55 (61) 3364-6005
SHIS QL 02 Conjunto 1, Casa 19
Lago Sul – Brasília/DF
CEP: 71610-015

Maceió

+55 (82) 3313-4130
Rua Dr. Carlos Lobo, 31
Parque Jatiuca – Maceió/AL
CEP: 57035-550

Recife

+55 (81) 3877-1413
Rua José Higino, 247
Madalena, Recife/PE
CEP: 50610-340