Sustentabilidade e nutrição se encontram no 26º Congresso Internacional de Nutrição Funcional

Evento destacou a importância da origem dos alimentos e do papel da nutrição para impulsionar cadeias produtivas sustentáveis

Entre os dias 18 e 20 de setembro, aconteceu o 26º Congresso Internacional de Nutrição Funcional, realizado pela VP – Centro de Nutrição Funcional e pelo Instituto Brasilero de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), em São Paulo (SP). Considerado o maior congresso de nutrição do mundo, o evento reuniu especialistas para discutir ciência, inovação e tendências em alimentação saudável, com o objetivo de conectar quem produz com quem pode incentivar o consumo de produtos mais saudáveis e sustentáveis.

Sustentabilidade integrada e aliada à alimentação saudável

Para marcar a cerimônia de abertura do evento, estavam presentes o Diretor-Presidente do IABS, Luis Tadeu Assad, e o Diretor Regional – Amazônia, Eric Sawyer, promovendo discussões sobre a importância do consumo consciente para a garantia de um presente e futuro sustentável.

Em sua fala, Tadeu destacou a importância de se pensar na sustentabilidade de forma integrada, o que inclui a alimentação saudável, além de sempre considerarmos os efeitos das mudanças climáticas na produção. Segundo ele, um alimento de ótima qualidade não deve estar atrelado ao desmatamento e poluição, por isso, deve-se buscar a história dos produtos que consumimos: quem produziu, onde e como. Como exemplo de produção sustentável, ele citou o pirarucu, um dos maiores peixes de água doce do mundo, encontrado na Bacia Amazônica, cujo manejo sustentável é incentivado pelo Projeto Rural Sustentável – Amazônia.

Sobre o valor de se realizar um evento que também conversa com profissionais de nutrição, Tadeu ressalta: “É o(a) nutricionista que insere produtos na merenda escolar, que indica produtos para um restaurante e para uma grande empresa e que, por exemplo, direciona as demandas de uma pessoa. O IABS acredita que falar de sustentabilidade e mostrar para o nutricionista o papel dele na tomada de decisão pode influenciar a sustentabilidade e o modelo produtivo, principalmente na agricultura familiar e nas comunidades tradicionais.

Produtos amazônicos: da origem à mesa do consumidor

Com um estande exclusivo no Congresso, o Projeto Rural Sustentável – Amazônia marcou presença junto às Organizações Socioprodutivas (OSPs): ASPROC, APAFE, COFRUTA, e FVPP, onde puderam apresentar suas trajetórias e aspirações, expondo e promovendo degustação do açaí, chocolate, café especial, cacau, além do pirarucu de manejo e da farinha de mandioca. Dessa forma, as pessoas puderam conhecer de perto toda a diversidade e qualidade dos produtos da sociobiodiversidade e da culinária amazônica.

Eric Sawyer, que também é Coordenador Operacional do PRS – Amazônia, compartilhou a atuação do Projeto no Amazonas, Pará e em Rondônia, e como busca olhar tanto para a natureza como para quem produz de forma sustentável nele. “São mais de 26 milhões vivendo na Amazônia. Então, se queremos criar condições iguais às nossas para as gerações futuras, temos que levar em consideração o que significa sustentabilidade, não só do ponto de vista da natureza, mas também de como gerar renda para as pessoas que vivem e cuidam do bioma. […] É importante que a gente saiba a origem, a história dos produtos e quem são as comunidades que estão por trás da sustentabilidade”, compartilha.

Em outra ocasião, durante a mesa “O poder de escolha nutricional nos mercados institucionais”, Eric apresentou o Amazônia na Escola, nova iniciativa do IABS que busca levar produtos da sociobiodiversidade para a merenda escolar, gerando renda a pequenos(as) produtores(as) e agroextrativistas, enquanto promove uma alimentação mais nutritiva aos estudantes do bioma. O projeto será realizado com o apoio do BNDES (Fundo Amazônia).

Oficinas marcaram momentos de parcerias e imersão culinária

Além de palestras e debates, o Congresso promoveu oficinas culinárias, rodas de conversa e trocas de experiências e conhecimentos, como por exemplo o Workshop Green Kitchen e o Cozinha Show.

Durante o II Workshop Green Kitchen, o Coordenador de Cadeia e Mercado do PRS – Amazônia, Pedro Xavier, compartilhou a história por trás dos produtos da sociobiodiversidade amazônica e as ações do Projeto para inseri-los em mais mercados de forma eficiente e sustentável. “Trabalhamos com produtoras, produtores e agroextrativistas da Amazônia. E o fim de tudo isso, a partir do desenvolvimento rural, é dar condições para que essas pessoas consigam acessar mercados – a partir de boas práticas – e possibilitar que esse alimento de qualidade chegue de forma honesta e justa às mesas das pessoas”, destaca.

Para criar laços e fortalecer contatos, os(as) produtores(as) e extrativistas das organizações socioprodutivas tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos, destacando diferenciais e possibilidades de parcerias comerciais.

Jiovana Lunelli, fundadora da Cacau Xingu e integrante da OSP FVPP, destaca sua participação no evento como um ponto de encontro de pessoas, empresas e produtos, pensando em parcerias para lançamentos futuros, como chocolates com alimentos liofilizados e desidratados. “Aqui nós encontramos essas pessoas e esses produtos. Essa participação trouxe visibilidade e a oportunidade da gente se encontrar com essas pessoas para lançar novos produtos com os alimentos da Amazônia e da sociobiodiversidade brasileira”, aponta.

Colocando todo o conceito de alimentação saudável em prática, o Cozinha Show reuniu chefes de cozinha que aproveitaram em suas receitas os alimentos de produtoras e produtores das cadeias do cacau, café, castanha-do-brasil, pirarucu de manejo e açaí. A chefe Carina Muller, por exemplo, fez uma mousse de chocolate com café, enquanto a chefe Socorro Almeida preparou um pirarucu de manejo empanado na farinha de mandioca frita com açaí – celebrando, assim, pratos preparados com os produtos das OSPs beneficiárias do PRS – Amazônia.

Ao valorizar a sociobiodiversidade amazônica e aproximar nutricionistas, produtores e consumidores, o IABS reforçou, junto ao 26º Congresso Internacional de Nutrição Funcional, que ciência, nutrição e sustentabilidade caminham juntas quando o objetivo é transformar hábitos de consumo e fortalecer cadeias produtivas comprometidas com o futuro do planeta.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Fique por dentro
das novidades !

Brasília (sede)

+55 (61) 3364-6005
SHIS QL 02 Conjunto 1, Casa 19
Lago Sul – Brasília/DF
CEP: 71610-015

Maceió

+55 (82) 3313-4130
Rua Dr. Carlos Lobo, 31
Parque Jatiuca – Maceió/AL
CEP: 57035-550

Recife

+55 (81) 3877-1413
Rua José Higino, 247
Madalena, Recife/PE
CEP: 50610-340