OSPs do Amazonas participam do Dia de Campo sobre manejo e segurança na coleta da castanha

Nos castanhais do povo Kokama, o PRS - Amazônia reuniu agroextrativistas e parceiros locais para trocar conhecimento sobre as boas práticas produtivas

Muito conhecimento, diálogos enriquecedores e seguimos rumo os castanhais com o povo Kokama: esse foi o Dia de Campo sobre as boas práticas no manejo e segurança na coleta da castanha, realizado em Tefé (AM), na última quarta-feira (6), pelo Projeto Rural Sustentável – Amazônia. O encontro reuniu agroextrativistas das Organizações Socioprodutivas (OSPs) parceiras e contou com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), além da equipe de campo do Projeto.

Um encontro de saberes e práticas sustentáveis

O Dia de Campo em Tefé iniciou logo cedo, com uma trilha que levou os(as) participantes até os castanhais da Comunidade Indígena Nova Esperança do Povo Kokama, onde trabalham os(as) agroextrativistas da Associação Comunitária Indígena Nova Esperança do Povo Kokama (ACINEPEK). A comunidade anfitriã também recebeu mais duas OSPs parceiras do Projeto: a Associação dos Produtores Rurais do Setor São José (APSSJ) e a Associação de Produtores Agroextrativistas da FLONA de Tefé e Entorno (APAFE). 

Os castanhais da comunidade, acessados geralmente para a prática extrativista, ambientaram as duas palestras que aconteceram durante o dia, com o propósito de aprofundar o conhecimento dos(as) coletores(as) sobre os cuidados necessários que devem tomar durante o manejo e as boas práticas que podem ser implementadas na hora coleta. 

Flávia Nonato, Coordenadora estadual no Projeto, conta que o encontro foi uma grande oportunidade de unir teoria e prática em um só lugar, por exemplo, com a palestra sobre as boas práticas na coleta da castanha. “Falamos muito sobre as boas práticas, como deve ser feito o planejamento para a coleta desse produto, os cuidados que precisamos tomar e como armazenar os ouriços. Esse foi um momento bem importante durante o Dia de Campo”, ela destaca. “Também tivemos uma parte prática na qual conseguimos visualizar como é feito a coleta do ouriço e dos perigos que os comunitários podem sofrer”, Nonato complementa. 

E para realizar as atividades do dia a dia com muito mais segurança, todos os produtores, produtoras e agroextrativistas que participaram do Dia de Campo receberam, do Senac, equipamentos de proteção individual (EPIs). Ao todo, foram entregues cerca de 20 EPIs. 

Aula prática nos castanhais da Comunidade Indígena Nova Esperança do Povo Kokama

O colaborador do Senac, Messias Batalha da Silva, foi quem palestrou sobre os cuidados necessários na hora da coleta. ”O dia foi incrível e passar os conhecimentos para os trabalhadores e incentivar os uso de EPI já fez a diferença para mim. Enquanto compartilho os meus conhecimentos de segurança, posso estar salvando vidas. Obrigada pelo convite e parabéns pelo Projeto!”, compartilha.  

Palestra do Missias Batalha da Silva sobre a segurança na coleta da castanha-do-Brasil.

O presidente da ACINEPEK, Isaías Cruz da Silva, disse que as palestras ampliaram o conhecimento sobre produtividade e conscientizaram os(as) coletores(as) sobre os riscos que acabam enfrentando no dia a dia. “O dia de campo foi importante porque a gente sabe que existe [risco], mas a gente não tem a dimensão. Então, é muito importante ter esse nível de conhecimento mesmo […]. Com o Dia de Campo, a gente vai vendo a realidade!”, finaliza o presidente. 

O que vem por aí 

Neste mês, o Projeto já tem outras agendas para Dias de Campo. Em Rondônia, serão mais três momentos práticos: um sobre as boas práticas na produção do tambaqui, outro sobre a produção de mudas de café e uma visita à parte, que será o segundo Dia de Campo do Mestrado Profissional. Continue acompanhando os canais de comunicação do Projeto, para saber mais!

O Dia de Campo faz parte das ações do Programa de Capacitação do PRS – Amazônia, saiba mais.

Confira alguns registros 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Fique por dentro
das novidades !

Brasília (sede)

+55 (61) 3364-6005
SHIS QL 02 Conjunto 1, Casa 19
Lago Sul – Brasília/DF
CEP: 71610-015

Maceió

+55 (82) 3313-4130
Rua Dr. Carlos Lobo, 31
Parque Jatiuca – Maceió/AL
CEP: 57035-550

Recife

+55 (81) 3877-1413
Rua José Higino, 247
Madalena, Recife/PE
CEP: 50610-340