IABS promove palestra sobre Compliance no Terceiro Setor

Iniciativa fortalece a divulgação da importância da integridade e do controle interno da organização

Nessa última terça-feira, 28, colaboradores do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) participaram de uma palestra sobre “Compliance para Instituições do Terceiro Setor”.

O diretor jurídico do IABS, Rafael Oliveira, afirmou que a implementação da metodologia está sendo realizada de forma gradativa e direcionada à melhoria das relações institucionais da organização. “ Visamos implementar mecanismos de Compliance alinhados com nossos objetivos, de forma a agregar valor e gerar plena confiança aos nossos parceiros”, informou o diretor.

No evento, o advogado e palestrante Alan Bittar Prado explicou o conceito do termo e como a implantação de um efetivo programa de integridade é um mecanismo que contribui não apenas para o combate de atos de corrupção, mas também para detectar as principais fragilidades da instituição e, assim, mitigá-los.

Com exemplos de situações verídicas, Bittar também ressaltou que questões relacionadas à ética devem ser incorporadas à empresa e comunicadas aos colaboradores, de modo que estejam inseridas no dia a dia de todos. “Os estudos demonstraram que o simples fato de preencher algum documento com a condição de se declarar ético já diminui exponencialmente o número de fraudes, ou seja, não é uma questão de punição”, pontuou.

Compliance no Brasil

O conceito de Compliance, apesar de existir há anos, só ganhou força no Brasil após o ano de 2013, com a criação da chamada “Lei Anticorrupção”. O termo se caracteriza pelo comprometimento de uma empresa ou instituição em cumprir um conjunto de normas com o objetivo de identificar e evitar qualquer inconformidade com as diretrizes estabelecidas.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Fique por dentro
das novidades !

Brasília (sede)

+55 (61) 3364-6005
SHIS QL 02 Conjunto 1, Casa 19
Lago Sul – Brasília/DF
CEP: 71610-015

Maceió

+55 (82) 3313-4130
Rua Dr. Carlos Lobo, 31
Parque Jatiuca – Maceió/AL
CEP: 57035-550

Recife

+55 (81) 3877-1413
Rua José Higino, 247
Madalena, Recife/PE
CEP: 50610-340