Celebramos o dia 29 de junho: Dia do Pescador e da Pescadora

Data é importante no diálogo internacional sobre sustentabilidade

Nesta quarta-feira (29), é comemorado o dia do pescador e da pescadora. É por meio das atividades aquícola e pesqueira, quando planejadas e tratadas de maneira sustentável e responsável, que temos um vetor socioeconômico e de desenvolvimento local, sem prejuízos para as gerações atuais e futuras.

Um exemplo de compromisso com a atividade pesqueira é a nossa colaboradora Maria Sebastiana, a Dona Bastinha, de 62 anos. Ela vive da profissão há 51 anos, trabalhando com o cultivo de ostras na Vila Palateia, Barra de São Miguel (AL), e vê a importância em manter o ambiente limpo durante as atividades. “Além da gente preservar nosso meio ambiente, a gente preserva também nossos manguezais. Temos de manter os manguezais limpos. O mar já traz  muitas coisas e quando a gente vai fazer o cultivo, vamos apanhando garrafa, vamos apanhando tudo. O nosso objetivo é manter a comunidade, e nosso mecanismo de trabalho, a Palateia, limpos”, relembra Dona Bastinho com orgulho.

E assim, juntos aos pescadores(as) das comunidades costeiras e ribeirinhas, compatibilizando as vocações naturais com as atividades produtivas, podemos fortalecer as atividades de forma sustentável e com propósito.

Foto acervo IABS

A importância para o mundo

As atividades sustentáveis no setor da pesca e aquicultura são pautas importantes para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Entre 27 de junho e 01 de julho, este assunto se torna ainda mais presente com a Conferência dos Oceanos das Nações Unidas 2022. Voltada para o diálogo internacional das nações, esta conferência nos lembra que a figura dos pescadores e pescadoras são cruciais para chegarmos a um mundo mais sustentável, enfatizando práticas e buscando soluções para os desafios das comunidades que vivem desta profissão.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Fique por dentro
das novidades !

Brasília (sede)

+55 (61) 3364-6005
SHIS QL 02 Conjunto 1, Casa 19
Lago Sul – Brasília/DF
CEP: 71610-015

Maceió

+55 (82) 3313-4130
Rua Dr. Carlos Lobo, 31
Parque Jatiuca – Maceió/AL
CEP: 57035-550

Recife

+55 (81) 3877-1413
Rua José Higino, 247
Madalena, Recife/PE
CEP: 50610-340