Nos dias 29 e 30 de maio, o Diretor-Presidente do Instituto Brasilero de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), Luis Tadeu Assad, esteve presente na cidade de Concepción, no Chile, para o Seminário Internacional “Contribuições da agrofloresta para a restauração e recuperação produtiva e ambiental de paisagens afetadas por incêndios florestais“. Tadeu participou do evento como expositor, apresentando a mesa “Desenvolvimento Agroflorestal Sustentável no Brasil”.
Em sua apresentação, o Diretor-Presidente do IABS destacou as últimas imprevisibilidades climáticas que o Brasil tem enfrentado, como as inundações no Rio Grande do Sul, os incêndios florestais no Pantanal, e as secas no Semiárido e na região Amazônica. Segundo ele, esses desafios precisam ser enfrentados por meio de tecnologias sustentáveis capazes de diminuir os efeitos climáticos, como por exemplo, a emissão de gases de efeito estufa.
“Para implementarmos essas tecnologias, no entanto, precisamos valorizar e integrar o conhecimento das pessoas locais com os conhecimentos técnicos. Não podemos falar de uma política ou projeto se não criarmos esse diálogo entre todos, temos que integrar os dois conceitos”, ressalta Tadeu. Ele finaliza: “Podemos fazer tudo isso juntos e sempre com cooperação“.
Entre os projetos executados pelo IABS mencionados no Seminário, estava o Projeto Rural Sustentável – Cerrado, que utiliza tecnologias como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD) para o desenvolvimento de uma agropecuária sustentável no campo; o Projeto Rural Sustentável – Amazônia, que busca fortalecer seis cadeias produtivas na região da Amazônia Legal, desde o cultivo até a comercialização; e o Centro Xingó no Nordeste, espaço em parceria com a Seagri/AL que cria soluções para a convivência em harmonia com o semiárido por meio de tecnologias sociais.
Sobre o Seminário
O objetivo do Seminário Internacional “Contribuições da agrofloresta para a restauração e recuperação produtiva e ambiental de paisagens afetadas por incêndios florestais” foi divulgar experiências com sistemas agroflorestais e outros sistemas, tanto a nível nacional como internacional. Também foi debatido o potencial de contribuição destes sistemas para a restauração e recuperação produtiva e ambiental na perspectiva de um desenvolvimento sustentável do meio rural. Além do Diretor-Presidente Luis Tadeu Assad, estiveram presentes representantes de outras instituições latino-americanas e o Ministro da Agricultura do Chile, Esteban Valenzuela.
O evento foi organizado e financiado pelo Instituto Florestal, Ministério da Agricultura, Governo Regional de Biobío e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, todas entidades do Chile.