Nos dias 29 e 30 de outubro, o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) realizaram uma visita de reconhecimento e planejamento de ações conjuntas nas cidades de Petrolina, em Pernambuco, e Uauá, na Bahia. Do IABS, estiveram presentes o Diretor-Presidente, Luís Tadeu Assad, a Diretora Técnica, Marília Ramos, a Diretora Regional do Nordeste, Roberta Roxilene, e a Assessora da equipe do IABS no Nordeste, Juliana Dalboni.
A programação contou com visitas técnicas de reconhecimento de casos bem-sucedidos na implantação e promoção de tecnologias sociais no semiárido. Os locais de visita incluíram a sede da Embrapa Semiárido, em Petrolina (PE), e o Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro (CIB), no dia 29; e a agroindústria da Cooperativa Agropecuária Familiar de Curaçá, Uauá e Canudos (COOPERCUC), na cidade de Uauá (BA), no dia 30.
“Essa missão para Petrolina e Uauá foi um marco muito importante. Primeiro para que o IABS pudesse conhecer as infraestruturas da Codevasf, conhecer o território, as outras instituições como a Embrapa Semiárido que atua na região e também tem parceria com a Codevasf. Então é um marco muito importante na nossa parceria, para avançarmos com a estratégia e com o planejamento das ações em conjunto”, destaca a Diretora Regional do IABS no Nordeste, Roberta Roxilene.
As atividades têm o objetivo de dar continuidade à cooperação técnica firmada entre o IABS e a Codevasf. A cooperação visa fortalecer a integração de práticas sustentáveis de convivência com o semiárido e promover a inclusão socioprodutiva da agricultura familiar em Projetos Públicos de Irrigação nas regiões prioritárias atendidas por ambas instituições.