Residentes das três comunidades do litoral sul de Alagoas: Barreiras de Coruripe, Povoado Vila da Palatéia e a comunidade de Roteiro, poderão participar do processo seletivo do Projeto Ostras e Comunidades. As inscrições começam no dia 17 de julho por meio de formulário on-line ou presencialmente nos dias 24 e 25 de julho nos locais indicados abaixo:
Barreiras de Coruripe
Local: Depuradora de Ostras
Vila Palatéia
Local: Associação e galpão da comunidade
Roteiro
Local: Colônia de pescadores
O prazo final para que as inscrições sejam realizadas é 25 de julho. Já no dia 30, a lista final dos(as) selecionados(as) será divulgada diretamente nas comunidades.
Quem pode participar do processo?
O processo é exclusivamente para pessoas residentes de uma das três comunidades indicadas e, para participar do processo seletivo, os(as) interessados(as) precisam cumprir alguns requisitos, tais como:
- Ter 18 anos ou mais de idade
- Ter interesse ou experiência no cultivo de Ostras
- Fazer parte de uma unidade familiar autônoma
- Possuir renda por unidade familiar de até 2 salários mínimos
Caso seja necessário, serão aplicados alguns critérios de desempate, como maior tempo de atividade, gênero – priorizando mulheres e a importância da equidade de gênero na comunidade -, e ser membro de uma organização socioprodutiva. Ao todo, serão selecionados 30 beneficiários(as).
Sobre o Projeto Ostras e Comunidades
O projeto Ostras e Comunidades busca fortalecer a cadeia produtiva da ostreicultura no estado de Alagoas, por meio de assistência técnica especializada, melhoria e aumento das estruturas de cultivo, fortalecimento da comercialização do produto, gerando renda e trabalho para as comunidades locais envolvidas, sempre em foco na solução de problemas em três dimensões: ambiental, social e econômica.
E quais são os benefícios de participar do Projeto? Será oferecido aos beneficiários(as) capacitações teóricas e práticas, visando o desenvolvimento completo das habilidades necessárias para o sucesso na atividade de cultivo de ostras. Além disso, serão disponibilizados equipamentos e ferramentas necessárias para iniciar e manter as operações de cultivo, assim como equipamentos de proteção individual (EPIs). Por fim, a assistência técnica especializada irá fornecer suporte profissional para resolver os desafios técnicos e maximizar a eficiência produtiva do cultivo de ostras.
Acesse o edital completo e saiba mais detalhes sobre o processo seletivo.