Entre águas, frutos e histórias: o Cerrado pelos olhos de quem o cultiva

Neste Dia do Cerrado, conheça produtores(as) rurais que vivem e produzem de forma sustentável no bioma

Eu sou apaixonado pelo Cerrado”, declara o produtor Ivan Dias, de Uberlândia, Minas Gerais, ao ser perguntado sobre o que o bioma representa para ele. Com uma das biodiversidades mais ricas do mundo, o Cerrado ganha um novo nome pelas palavras de Ivan: laboratório vivo.

O Cerrado representa muita coisa, porque ele é um bioma de muita grandeza. Uma das coisas que eu admiro no Cerrado é que ele é um laboratório vivo – com toda a diversidade de plantas, animais e frutos. Uma das coisas que mais me encanta junto a esse bioma são as plantas medicinais e a beleza também”, conta o produtor. Neste 11 de setembro, Dia do Cerrado, relatos como o de Ivan ecoam pelo campo e nos mostram a importância de conservar o bioma, que é decisivo para a regulação climática e a redução das emissões de gases de efeito estufa.

E é nesse cenário que o Projeto Rural Sustentável – Cerrado se insere. Por meio de ações que garantem acesso dos(as) produtores(as) à assistência técnica, capacitação e crédito, além do fortalecimento de organizações produtivas locais, o Projeto busca mitigar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e aumentar a renda de pequenos(as) e médios(as) agricultores. A iniciativa promove a adoção de tecnologias de baixa emissão de carbono, conciliando conservação ambiental e desenvolvimento no bioma Cerrado.

Nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, produtores e produtoras rurais que participam do Projeto compartilham suas histórias e percepções sobre o Cerrado. Seus relatos revelam como o bioma está presente no dia a dia, seja garantindo água, alimentos e biodiversidade, seja inspirando práticas sustentáveis que unem produção e conservação.

Beneficiários e beneficiárias do Projeto Rural Sustentável - Cerrado em contato com tecnologias produtivas sustentáveis no bioma
O que o Cerrado representa para você? Pelo olhar de quem vive no bioma

Em palavras simples e carregadas de afeto, outros agricultores(as) também expressam a relação íntima que têm com o Cerrado. Para Getulino Cândido, de Uberlândia (MG), o bioma é sinônimo de fartura: “O Cerrado dá muita fruta pra nós e pros bichinhos comer. Dá alimento. E tem muita diversidade, qualidade. A água é boa. Tem as cabeceiras (nascentes) que nós temos que preservar, a fauna…

Os números confirmam essa percepção. Conhecido como o berço das águas do Brasil, o Cerrado abriga nascentes de importantes bacias hidrográficas, como as dos rios Tocantins, São Francisco e Paraná. É graças a esse bioma que grande parte da produção agrícola nacional se sustenta – hoje, cerca de 60% da produção de grãos do país tem origem no Cerrado.

No interior goiano, em Ipameri, Sônia Bonato relembra a sua chegada a Goiás e ressalta a riqueza do Cerrado e a possibilidade de produzir com responsabilidade: “O que a gente faz dentro da nossa propriedade é pra manter a produção agrícola e também preservar o que é da natureza porque a gente depende dela para que tudo isso aconteça. Quando eu me mudei para o Goiás 30 anos atrás, eu conhecia pouco sobre o Cerrado. E descobri que ele é muito rico em frutas e também plantas medicinais. A gente fazendo a coisa certa, é possível produzir, usar o Cerrado, preservar e trabalhar no agronegócio com sustentabilidade.

 

Em Itiquira, município do estado de Mato Grosso, o produtor Rubens Soares destaca o papel do bioma para que ele também seja usufruído pelos seus filhos no futuro. “O Cerrado é um bioma que traz uma biodiversidade de vida muito grande, preservá-lo é ter alimentos, um clima equilibrado, é ter esperança e um futuro para as próximas gerações.

Esses relatos mostram que o Cerrado não é apenas um bioma de riquezas naturais, mas também um espaço de vida, identidade e resistência para aqueles que dele dependem e cuidam. Conservar o Cerrado é conservar a diversidade, a água, a produção de alimentos e a própria cultura de milhares de famílias rurais.

📌 Neste 11 de setembro, o PRS – Cerrado celebra a grandeza do bioma que lhe dá nome e relembra, pelas vozes de seus beneficiários(as), a importância de viver e produzir em um rural sustentável. Para ouvi-los você mesmo, acompanhe, ao longo do mês de setembro, a nossa série de vídeos no @prscerrado!

Compartilhar:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Fique por dentro
das novidades !

Brasília (sede)

+55 (61) 3364-6005
SHIS QL 02 Conjunto 1, Casa 19
Lago Sul – Brasília/DF
CEP: 71610-015

Maceió

+55 (82) 3313-4130
Rua Dr. Carlos Lobo, 31
Parque Jatiuca – Maceió/AL
CEP: 57035-550

Recife

+55 (81) 3877-1413
Rua José Higino, 247
Madalena, Recife/PE
CEP: 50610-340