Conexão ativa com o território: conheça a frente de Campo do PRS-Amazônia

Um dos pilares de atuação do Projeto Rural Sustentável – Amazônia são as atividades de campo. Essa frente tem a importante função de mobilizar e manter o diálogo com os atores envolvidos no projeto, como pequenos produtores(as), extrativistas, Organizações Socioprodutivas (OSPs), espaços de governança e demais públicos. Essa equipe atua de forma direta no território do bioma Amazônico, buscando aproximar e conectar as ações previstas junto ao público-alvo, executando a interlocução direta com beneficiários, parceiros e instituições governamentais.

A frente também é responsável pelo cadastramento das organizações e famílias produtoras e extrativistas, e pela sensibilização quanto aos objetivos do projeto. Além disso, acompanham a execução das atividades previstas como Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), Assistência Técnica Organizacional (ATO), implementação dos Planos de Negócio (PN) e Benefícios Coletivos (BC).
A organização dos chamados Dias de Campo também fica a cargo da equipe, que organiza a logística, mobiliza e convida os atores e identifica os produtores(as). Ao todo espera-se que sejam realizados 75 dias de campo e que mais de 4 mil pessoas sejam sensibilizadas entre Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATEC), produtores(as) e extrativistas.

A frente de Campo também tem em seu escopo a  interlocução com atores e iniciativas locais junto aos gestores(as) públicos(as) e integrantes do governo, a fim de alinhar as principais ações, decisões e expectativas acerca do Projeto. Para isso, nossa equipe é composta por  3 coordenadores(as) estaduais (1 por estado) e 6 monitores(as) de campo (2 por estado), com foco específico nas cadeias produtivas priorizadas pelo projeto, são elas: Pirarucu e Castanha-do-Brasil (Amazonas), Cacau e Açaí (Pará), e Café e Peixes Redondos (Rondônia)

 

 Diálogo permanente com os estados 

 

A frente também prestará apoio nas ações de governança local, reunindo os beneficiários do projeto em ações que promovem integração, cooperação e sinergia com as atividades do território. As ações são alinhadas às políticas de estado, como o ABC+, em parceria com os Grupos Gestores Estaduais. Há ainda a previsão de instituir outros espaços de governança com o objetivo de alinhar ações e integrar cadeias.

 

SOBRE O PROJETO RURAL SUSTENTÁVEL – AMAZÔNIA

O PRS – Amazônia é resultado da Cooperação Técnica aprovada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com recursos do Financiamento Internacional do Clima do Governo do Reino Unido, tendo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como beneficiário institucional e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade, o IABS, como responsável pela sua execução.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Fique por dentro
das novidades !

Brasília (sede)

+55 (61) 3364-6005
SHIS QL 02 Conjunto 1, Casa 19
Lago Sul – Brasília/DF
CEP: 71610-015

Maceió

+55 (82) 3313-4130
Rua Dr. Carlos Lobo, 31
Parque Jatiuca – Maceió/AL
CEP: 57035-550

Recife

+55 (81) 3877-1413
Rua José Higino, 247
Madalena, Recife/PE
CEP: 50610-340