Nesta terça-feira, 19, o Diretor-Presidente do IABS, Tadeu Assad, e a Diretora de Educação do IABS, Melissa Curi, estiveram presentes na cerimônia de entrega dos Prêmios Mulheres das Águas 2024, realizada no Hotel Royal Tulip em Brasília (DF). O Prêmio é uma iniciativa do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) que busca reconhecer e premiar mulheres notáveis no setor pesqueiro brasileiro.
Durante o evento, esteve presente o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que enfatiza a relação entre as mulheres e as águas. “Entre mitologias e crenças das mais distantes civilizações e das culturas contemporâneas, as mulheres exercem um papel sagrado de guardiãs dos rios, dos lagos, dos mares e dos oceanos. De suas mãos a água flui e nutri, sustentando todas as formas de vida que dela dependem”, discursou o Presidente.
O momento também contou com uma menção honrosa a várias pescadoras e marisqueiras, dentre elas, a beneficiária do Projeto Sururu – Conchas que Transformam, executado pelo IABS e Portobello Grupo, a marisqueira Josiane dos Santos, carinhosamente chamada de Geleia pelas companheiras de trabalho no Entreposto do Sururu, localizado no Vergel do Lago, em Maceió (AL).
Além disso, a premiada na categoria Pesca artesanal em Águas Continentais, Lilian Gonçalves, faz parte de uma Organização Socioprodutiva que é beneficiada pelo Projeto Rural Sustentável Amazônia, executado pelo IABS. Lilian faz parte Associação de Produtores Rurais do Setor São José, no Amazonas e atua na cadeia produtiva do pirarucu de manejo. Em depoimento, Lilian destaca a importância da valorização feminina no ambiente de trabalho, a conquista do próprio espaço e o encorajamento dentro da cadeia produtiva com atividades igualitárias de gênero.