IABS cadastra mais de 22 mil trabalhadores rurais em Pernambuco

Tecnologia, logística e amor pelo social: conheça a fórmula de sucesso da equipe do IABS em Recife

Entre as principais missões do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) estão a troca de conhecimento e a promoção de assistência técnica para impulsionar as cadeias produtivas do campo em todo país. Mas, em alguns projetos, um trabalho se torna pré-requisito: o cadastro de trabalhadores/as para acessar benefícios sociais. 

Você sabia que o IABS é uma referência nacional em cadastramento de beneficiários/as? 

Nesta matéria, você vai conhecer a dimensão e a complexidade do trabalho realizado pela equipe do IABS em Pernambuco para garantir que chegue aos/às trabalhadores/as rurais recursos financeiros do Estado previstos em lei, destinados às famílias do campo nos períodos de entressafra da cana-de-açúcar, da fruticultura irrigada e da pesca artesanal.

Vamos começar exibindo alguns números. Com os dados, podemos ter uma ideia da dimensão do que é realizado em Pernambuco. Desde 2019, o IABS executa o processo de cadastro dos beneficiários do Programa Chapéu de Palha. Geralmente, o segundo semestre do ano é o período de planejamento e o primeiro semestre do ano seguinte é a hora de cair em campo, com as equipes treinadas para operar o sistema de cadastros.

Escuta ativa do IABS coleta feedbacks de cadastradores para melhorar trabalho

Os últimos números referentes aos cadastros em Pernambuco acabaram de sair. No dia 21 de junho, no escritório do IABS em Recife, foi realizada a reunião de encerramento dos cadastros do Programa Chapéu de Palha, com a coleta de feedbacks das equipes que foram a campo garantir o acesso dos/as trabalhadores/as ao auxílio assegurado por lei.

Cadastros geram empregos temporários e sensibilizam cadastradores/as

Bem antes das equipes caírem em campo para cadastrar os trabalhadores/as que terão acesso a auxílios nos períodos de entressafra da cana, fruticultura e pesca artesanal, um minucioso planejamento é realizado pela equipe do IABS no escritório de Recife.

Com objetivo de selecionar 150 pessoas para realizar os cadastros em 2023, uma pré-seleção no banco de dados do IABS foi feita. Foram chamadas 376 candidatos/as. Entre as habilidades desejadas, além de familiaridade com computadores, estão boa comunicação, habilidade para lidar com comunidades rurais e saber trabalhar em equipe.

Cadastros aquecem economia local com transporte, pousadas e alimentação

Em 2023, 85 municípios de Pernambuco foram contemplados com os cadastros de trabalhadores rurais da cana, da pesca artesanal e da fruticultura irrigada. Para atender aos mais de 22 mil beneficiários, foram providenciados pela equipe do IABS: 

Quem é selecionado para trabalhar no processo de cadastro do IABS recebe treinamento e pode desempenhar uma das quatro funções: cadastrador, revisor, TI e apoio. Saiba mais sobre cada uma delas:

  • Cadastrador/a: digitaliza e preenche a ficha de cadastro dos/as beneficiários/as.
  • Revisor/a: revisa no polo os cadastros realizados pela equipe de cadastradores, visando corrigir eventuais erros na digitalização e no cadastro.
  • Apoio: organiza a fila e realiza a primeira triagem dos/as interessados/as.
  • TI: coordena o polo e fica responsável pela montagem dos equipamentos e inicialização do sistema.

Coordenadora do escritório do IABS em Recife e do cadastramento em Pernambuco, Walkíria Rodrigues explica que o treinamento teórico “é o momento onde são discutidas as questões técnicas e operacionais. Nele, são explicados os critérios que os interessados no benefício devem atender, os documentos necessários e a abordagem adequada durante os atendimentos”. Já no treinamento prático, os cadastradores montam os equipamentos e simulam cadastros fictícios com documentos reais no sistema criado pelo IABS.

Gostou deste conteúdo? E para continuar conhecendo os projetos desenvolvidos pelo IABS, não esqueça de nos seguir nas redes sociais! 

 

Janes Ribeiro tem 43 anos, é formado em Estatística, mora em Recife sozinho e foi selecionado pela segunda vez para integrar a equipe de cadastradores do IABS. “Trabalhar como cadastrador é uma experiência que vou levar para o resto da vida”, contou ele, logo após a reunião de encerramento dos cadastros onde foi anunciado como o colaborador que mais cadastrou trabalhadores em 2023. Só Janes realizou 650 cadastros este ano.

“O que mais me encanta é poder ajudar quem mais precisa. Muitos trabalhadores não sabem nem escrever o nome. Cada pessoa tem uma história de luta e está ali porque precisa”, explicou Janes, dizendo que um dos desafios é atender os beneficiários com sensibilidade, mas com agilidade. “É preciso pegar informações e documentos com paciência já que muitos beneficiários enfrentam dificuldades com o mundo digital”, disse ele.

Ellen Medeiros tem 28 anos, é bióloga, mora em Jaboatão dos Guararapes com os pais e uma irmã e também integrou a equipe de cadastradores do IABS pela segunda vez este ano. “Eu gosto muito de trabalhar com o social”, enfatizou ela, que preferiu deixar um trabalho home office em uma empresa dos Estados Unidos para se dedicar exclusivamente ao cadastramento dos trabalhadores rurais de Pernambuco. 

 

“Escolhi o que faz mais sentido para mim. Eu trabalhava para pessoas muito ricas, mas é nas pessoas mais pobres que encontro simpatia. São pessoas muito mais humanas. Nunca tive experiências negativas”, contou Ellen que também comemora a oportunidade do emprego temporário. Quem é selecionado recebe diária de 100 reais e auxílio de 80 reais por dia para alimentação, além de transporte e hospedagem. “A remuneração é muito boa e a equipe do IABS é muito organizada. Eu adoro trabalhar com eles”, finalizou Ellen.

 

Elaine dos Santos tem 39 anos, mora em Recife com um filho de 21 anos e integra a equipe de cadastradores do IABS desde o início. “No começo eu estava desempregada e trabalhei mais pelo dinheiro, que me deu uma boa ajuda no aluguel. Hoje, vou pela questão social, por poder ajudar tanta gente que passa por necessidades”, explicou Elaine. “A gente escuta as histórias de vida no campo e vê como a gente é privilegiada. Eu passei a dar mais valor a minha vida”, acrescentou ela que já está na espera para realizar mais cadastros em 2024.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Fique por dentro
das novidades !

Brasília (sede)

+55 (61) 3364-6005
SHIS QL 02 Conjunto 1, Casa 19
Lago Sul – Brasília/DF
CEP: 71610-015

Maceió

+55 (82) 3313-4130
Rua Dr. Carlos Lobo, 31
Parque Jatiuca – Maceió/AL
CEP: 57035-550

Recife

+55 (81) 3877-1413
Rua José Higino, 247
Madalena, Recife/PE
CEP: 50610-340