Nos dias 23 e 24 de agosto, Tadeu Assad, Diretor-Presidente do IABS, e André Brugger, representante da empresa Netuno USA e coordenador do Núcleo de Aquicultura e Pesca Sustentáveis do IABS, participaram do Workshop da Comunidade de Prática Fishery Improvement Project (FIP) para a América Latina e Caribe, realizado em San José, Costa Rica.
Durante o evento foram compartilhadas lições aprendidas, sucessos e desafios no FIP da região, tendo o intuito de construir e fortalecer as relações entre as organizações envolvidas. Um dos destaques do evento foi na terceira mesa, quando André Brugger discursou, junto a outras instituições, sobre o tema: Direitos Humanos e Responsabilidade Social na FIP.
“Esta oficina foi fundamental para entender o estágio de sustentabilidade das principais pescarias na região e sua conexão com os mercados de consumo responsáveis nos EUA e Europa. Também foi importante para conhecer e intercambiar experiências com diversas instituições e especialistas no tema. O FIP é um caminho importante para os objetivos do IABS”, explica Tadeu Assad, Diretor-Presidente do IABS.
Os convidados do Workshop incluem partes interessadas que atualmente participam do FIP ou planejam participar do FIP na região (representantes de organizações da sociedade civil e organizações não governamentais, governo, setor privado, instituições acadêmicas e de investigação e setor das pescas).
Sobre o FIP
Os Fishery Improvement Project (FIP), é um projeto de melhoria pesqueira, com uma abordagem mundial, que visa melhorar os parâmetros de sustentabilidade da atividade pesqueira para contribuir à obtenção de selos de qualidade e sustentabilidade. Assim, o FIP é um esforço coletivo para atingir os indicadores de qualidade, garantindo uma pesca sustentável.