Durante a tarde da última quarta-feira, 8 de março, o IABS esteve presente na Embaixada dos Estados Unidos, em Brasília, para uma mesa redonda com a Representante de Comércio dos Estados Unidos (U.S. Trade Representative), embaixadora Katherine Tai, junto a outras organizações do terceiro setor, como WWF e ISPN. Na ocasião, os convidados e convidadas debateram sobre as oportunidades que o país norte-americano e o Brasil podem realizar em busca da sustentabilidade, com foco na abertura de mercados considerando a política comercial em vigor no país, ações envolvendo a busca de certificações sustentáveis e outros temas.
Katherine Tai também enfatizou sobre o entendimento mais amplo relacionado à sustentabilidade, em que se considera o respeito aos direitos laborais e às normativas relacionadas ao trabalho digno para um crescimento inclusivo.
Alejandro Muñoz, diretor de internacionalização do IABS, foi o representante do Instituto e apresentou algumas ações envolvendo a busca de certificações, além de alguns projetos que dialogam com a socioeconomia circular e dos que atuam mais diretamente com comunidades. “Foi um momento muito importante, em que pudemos estreitar vínculos, olhando para a abertura de futuros mercados, especialmente os que envolvem produtos da sociobiodiversidade”, destaca.