Na última sexta-feira (20/01), o IABS esteve presente na Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em Goiânia, junto com o Comitê de Gestão da Agropecuária de Baixo Carbono e Sustentável de Goiás (ABCS) para discutir a minuta da portaria de criação do Selo Estadual de Práticas Sustentáveis na Propriedade Rural (Selo AgroSustentável). Durante o evento, em Goiânia, compareceram 37 representantes de órgãos públicos e entidades privadas.
Para representar o IABS, estava presente a Coordenadora de Campo de Goiás do PRS – Cerrado (projeto executado pelo IABS), Josyany Mendes. “A ideia é que pequenos produtores também possam ser contemplados com esse selo, ou seja, permitir que produtores da agricultura familiar possam se enquadrar e receber o selo. Além disso, o Selo permitirá diferenciar e valorizar produtores que estejam atendendo exigências e práticas que corroboram com a sustentabilidade”, explica Josyany.
O Selo AgroSustentável é uma iniciativa do governo de Goiás e tem como objetivo promover e incentivar o desenvolvimento socioeconômico com a utilização de tecnologias sustentáveis e inovações na agropecuária. Tudo isso visando contribuir com a conservação ambiental e a adoção de práticas que seguem os preceitos de sustentabilidade ambiental, social e de governança.