28 de abril: dia de celebrar a Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro

Data também marca um ano da Trilha Ecológica do Centro Xingó

Neste 28 de abril, é celebrado o Dia da Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro caracterizado por sua vegetação rasteira e fauna e flora adaptadas aos longos períodos de estiagem. Presente em 11% do território do país, a Caatinga abrange mais de 730 mil km² de extensão, do nordeste ao sudeste do Brasil.

O nome “Caatinga” é de origem Tupi-Guarani e significa “mata branca”, o que caracteriza bem o aspecto da vegetação na estação seca, quando as folhas caem e apenas os troncos brancos e brilhosos das árvores e arbustos permanecem na paisagem seca. As principais características da vegetação são árvores baixas, troncos tortuosos e raízes das plantas que cobrem o solo para que seja possível armazenar água durante o período de chuva.

No Centro Xingó, ações em conjunto com as comunidades sertanejas são feitas a fim de preservar a fauna e cultura local, por meio de técnicas que contribuam com a vida das mais de 27 milhões de pessoas que vivem na Caatinga.

Trilha Ecológica do Centro Xingó

Nesta mesma data, o Centro Xingó comemora um ano do lançamento da Trilha Ecológica, uma visita guiada de 2 km que tem como intuito oferecer uma ferramenta educativa sobre a biodiversidade da Caatinga e história da região. Entre os atrativos da Trilha Ecológica do Centro Xingó, estão a ferrovia histórica entre Piranhas/AL e Jatobá/PE, o mirante para o Rio São Francisco, e trechos de mata que proporcionam conhecimento sobre a biodiversidade do bioma.

Os/as interessados/as em conhecer a Trilha Ecológica podem fazer um agendamento diretamente com a equipe do Centro Xingó pelo centroxingo@iabs.org.br

O Centro Xingó é uma iniciativa em cogestão entre o IABS e a SEAGRI/AL.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Fique por dentro
das novidades !

Brasília (sede)

+55 (61) 3364-6005
SHIS QL 02 Conjunto 1, Casa 19
Lago Sul – Brasília/DF
CEP: 71610-015

Maceió

+55 (82) 3313-4130
Rua Dr. Carlos Lobo, 31
Parque Jatiuca – Maceió/AL
CEP: 57035-550

Recife

+55 (81) 3877-1413
Rua José Higino, 247
Madalena, Recife/PE
CEP: 50610-340