IABS participa do Sertão Inovador, evento promovido pelo Sebrae de Alagoas

Luis Tadeu Assad, em palestra, reforçou vocação da região para o empreendedorismo

A necessidade de mudar o olhar e a narrativa sobre o semiárido nordestino foi a principal mensagem que o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), Luis Tadeu Assad, apresentou na palestra de abertura do evento Sertão Inovador, a convite do Sebrae de Alagoas, no dia 5 de outubro, no município de Delmiro Gouveia. Na visão dele, o olhar para a convivência com o semiárido é o que vai garantir um futuro promissor para as pessoas e para os negócios locais.

 

“Combater a seca é dar sobrevida às pessoas. O ser humano não pode combater as questões climáticas. Esta lógica é do passado”, disse Tadeu Assad, para uma plateia numerosa que foi prestigiar a programação repleta de palestras que marcou a inauguração da nova agência do Sebrae na cidade. O presidente do IABS explicou que a lógica do combate à seca, historicamente, gerou um modelo de desenvolvimento fragilizado, baseado em políticas públicas de custo elevado e com baixo resultado socioeconômico na região semiárida do Brasil. 

 

A boa notícia é que esta visão já está mudando no país, conforme avalia Tadeu Assad. “Hoje não se fala mais em combate à seca, mas em convivência com o semiárido. É um olhar completamente diferente”, afirmou, fazendo questão de ressaltar que esta mudança começou a partir da luta dos movimentos de base, impulsionada por lideranças locais que não se reconheciam no retrato da miséria e da fome, mas na força e na resiliência do povo sertanejo. “O olhar da convivência busca as vocações locais, as potencialidades; faz o resgate histórico, mas também traz a tecnologia para o desenvolvimento local”, pontuou.

 

“A convivência com o semiárido é um modelo diferente, é a valorização do semiárido, da riqueza do bioma da caatinga, do protagonismo do seu povo”, acrescentou o presidente do IABS. “Se você olhar do ponto de vista social hoje, talvez a maior revolução que ocorre no país é a mudança do olhar da população sertaneja em relação ao seu ambiente e à sua capacidade de desenvolvimento”, disse ele, parabenizando o Sebrae e outras instituições que já adotaram a nova forma de enxergar as oportunidades de crescimento na região sertaneja. “Aqui vai ser uma das regiões mais inovadoras e mais empreendedoras do país”, destacou.

 

Oportunidades para empreender

 

Numa palestra inspiradora e provocativa, Tadeu Assad interagiu com a plateia, que contribuiu com várias ideias quando ele perguntou quais são as oportunidades que o sertão oferece para quem quer empreender. As respostas comprovam a variedade de segmentos que podem se desenvolver na região: turismo, desenvolvimento local, agricultura, piscicultura, apicultura, artesanato, educação ambiental e cultura foram algumas respostas. Além disso, segundo Tadeu Assad, o espírito criativo e coletivo do povo sertanejo é outro grande diferencial.

 

“Quanto maiores os desafios, mais força você tem que ter para vencê-los. E o povo sertanejo criou esta força ao longo da sua história. Existe aqui um espírito de pertencimento forte e uma grande criatividade para resolver problemas complexos com soluções simples”, afirmou o presidente do IABS, reforçando que a transposição do Rio São Francisco não será suficiente se não houver planejamento para a distribuição da água e para o fortalecimento das associações, grupos familiares e cooperativas da região. “Trazer só a água nem sempre resolve, tem que haver estratégias para promover o empreendedorismo”, afirmou Tadeu Assad.

 

Para finalizar a palestra com homenagens, o presidente do IABS agradeceu o convite do Sebrae e mencionou empreendedores que se destacam no sertão pela inovação dos seus negócios, a exemplo do alagoano Timóteo Domingos, chef de cozinha que revoluciona a culinária com produtos derivados do cacto. A jovem baiana Anna Luisa, que desenvolveu o projeto Aqualuz, um sistema de potabilidade da água de cisternas, por meio da luz solar; e a cearense Dona Rosinha que, através do artesanato, impactou a comunidade onde mora, também foram citadas por Tadeu Assad como exemplos de empreendedoras de sucesso.

 

Projetos no semiárido

 

O superintendente do Sebrae em Alagoas, Vinicius Lages, agradeceu a presença do presidente do IABS, Tadeu Assad, que participou do evento Sertão Inovador acompanhado da diretora regional do IABS no Nordeste, Roberta Roxilene. “Foi muito acertado de nossa parte ter a sua palestra na abertura do nosso evento”, celebrou Vinícius Lages, ressaltando a vasta experiência do IABS com projetos em Alagoas. Entre os trabalhos realizados na região pelo IABS, destacam-se a Cooperação Cisternas, Prêmio Mandacaru, Canal da Cidadania, Turismo São Francisco, Camarão do Sertão e o Centro Xingó de Convivência com o Semiárido.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Fique por dentro
das novidades !

Brasília (sede)

+55 (61) 3364-6005
SHIS QL 02 Conjunto 1, Casa 19
Lago Sul – Brasília/DF
CEP: 71610-015

Maceió

+55 (82) 3313-4130
Rua Dr. Carlos Lobo, 31
Parque Jatiuca – Maceió/AL
CEP: 57035-550

Recife

+55 (81) 3877-1413
Rua José Higino, 247
Madalena, Recife/PE
CEP: 50610-340