Seminário e Curso Internacional são realizados em Piranhas/AL

Em quase 10 anos de realização, evento teve como objetivo o diálogo e compartilhamento dos saberes

Nos dias 10 e 11 de novembro, no Centro Xingó, em Piranhas (AL), aconteceu o 9º Seminário e o Curso Internacional de Convivência com o Semiárido. O evento, que teve como tema central “O fortalecimento do papel de mulheres, jovens e do conhecimento tradicional para superar os desafios globais”, contou com 24 palestrantes que contribuíram para que houvesse um debate rico sobre as oportunidades, desafios e potencialidades do semiárido, tornando o debate muito rico. Participaram mais de 250 pessoas de forma presencial, além de mais de 1.300 visualizações no Youtube. 

Durante a abertura do Seminário, a Diretora Regional do Nordeste, Roberta Roxilene, fez um discurso falando sobre o tema e o momento de debate internacional frente à mitigação das mudanças climáticas. “Nos somamos ao coro do mundo todo, que está se reunindo lá na COP 27 no Egito, para debater e construir caminhos para superar os desafios globais, porque esses desafios são de todos nós: jovens, mulheres, homens e todas as gerações, sem nenhuma distinção”, explica Roxilene. 

A Diretora também complementa sobre o papel da mulher neste debate. “Sabemos que apesar dos inúmeros avanços alcançados pelas mulheres na sociedade atual, ocupando grandes cargos e postos importantes dentro de projetos ligados à sustentabilidade e em outros espaços. A gente ainda tem muito que avançar, por isso estamos debatendo esse tema aqui no seminário”, diz ao final da abertura. 

 

Para o Diretor-Presidente Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), Luis Tadeu Assad, o Centro Xingó é um espaço multicultural, que reforça a busca pela sustentabilidade. “Aqui é um espaço físico para trazer gente, para aprender. É um lugar que propicia diversas conexões e vivências com pessoas de regiões diversas, que acabam se encontrando durante a caminhada porque o nosso propósito é um só: a busca da sustentabilidade”, relata. 

 

 

O Seminário também contou com noite cultural – apresentações e música ao vivo.

 

Feira Cultural

Nossa tradicional feirinha também esteve presente no 9° Seminário, possibilitando que os participantes encontrassem artesanatos e produtos da região. Foram 12 expositores e expositoras, de várias cidades do entorno do Centro Xingó: de Alagoas, os municípios de Piranhas, Pão de Açúcar, Traipu, Delmiro Gouveia, Água Branca e Igaci, e de Sergipe, município de Malhada Grande. 

Foi um momento de interação de todos e todas e também uma oportunidade de vivenciar as riquezas regionais e gastronômicas que permeiam o nosso Sertão. 

Tradicional feirinha com artesanatos e quitutes da região

 

O evento completo está disponível no YouTube no canal do IABSTV e pode ser acessado pelo link: https://www.youtube.com/@IABSTV/streams 

 

Aprendizados do Curso 

Seguido do Seminário, ocorreu entre os dias 14 e 18 de novembro o 8° Curso Internacional de Convivência com o Semiárido. Durante os dias de curso, os(as) 15 participantes trabalharam com diferentes temas para integrar conhecimentos, oportunidades e ações a serem realizadas para tornar o Semiárido mais sustentável. 

O técnico em agroecologia José Jesus Santos é um dos alunos desta edição. “Estou achando o curso uma nova experiência para todos e que ressalta a importância da aprendizagem de produzir baixo carbono para não degradar o solo, não só no sertão, mas no mundo como um todo”, comenta sobre os aprendizados debatidos nas aulas. 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Fique por dentro
das novidades !

Brasília (sede)

+55 (61) 3364-6005
SHIS QL 02 Conjunto 1, Casa 19
Lago Sul – Brasília/DF
CEP: 71610-015

Maceió

+55 (82) 3313-4130
Rua Dr. Carlos Lobo, 31
Parque Jatiuca – Maceió/AL
CEP: 57035-550

Recife

+55 (81) 3877-1413
Rua José Higino, 247
Madalena, Recife/PE
CEP: 50610-340