Na quinta-feira, 27/06, o Projeto Rural Sustentável – Cerrado finalizou a rodada de Seminários de divulgação das Pesquisas apoiadas pelo Projeto e que impulsionam avanços rurais sustentáveis no bioma Cerrado. Após passar pelos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais, o Seminário chegou em Mato Grosso, reunindo cerca de 90 participantes, entre gestores públicos, pesquisadores(as), estudantes e público em geral interessado no projeto. O evento aconteceu na Embrapa Agrossilvipastoril, no município de Sinop (MT).
No estado de Mato Grosso, 12 pesquisas foram apresentadas com o objetivo de trazer inovações para o campo, equilibrando o sustentável à geração de renda dos(as) produtores(as) rurais. Confira os detalhes de cada uma destas pesquisas no livreto disponível.
"O PRS - Cerrado tem mostrado de forma expressiva que está atendendo o seu objetivo principal e essas pesquisas são bastante proveitosas para que consigamos de fato reduzir as emissões de carbono. Essa e outras ações como as de capacitação e a preparação de assistentes técnicos têm trazido possibilidades e ferramentas que são bastante viáveis para que nós tomemos medidas de governo e que isso resulte em benefícios para o meio ambiente."
Omar Roberto da Silveira, representante do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA)
O investimento em pesquisas no estado de Mato Grosso
O PRS – Cerrado visa promover a geração de conhecimento e fortalecer a massa crítica de instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento e pesquisadores(as) envolvidos(as) nas temáticas que englobam a adoção de tecnologias de baixa emissão de carbono no Cerrado. Para isso, fornece apoio financeiro para a execução de projetos de pesquisa em duas linhas de atuação:
- Edital de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) – destinado a instituições de ensino e pesquisa e seus pesquisadores(as), visa atrair novas iniciativas e inovações direcionadas para sistemas sustentáveis de produção agropecuária com foco na agropecuária de baixa emissão de carbono e inovações tecnológicas e de mercado nos estados de atuação do projeto;
- Pesquisas Direcionadas – engloba os projetos que objetivam responder às principais lacunas e demandas de conhecimento atuais no tema e nas tecnologias apoiadas pelo projeto, além de acompanhar e monitorar pesquisas prioritárias para o alcance dos objetivos do projeto.
O PRS – Cerrado está revolucionando o campo da ciência com um investimento robusto de mais de 12 milhões de reais, apoiando 35 pesquisas científicas agrupadas em temas específicos. Esse impulso para a inovação inclui 13 Pesquisas Direcionadas e 22 projetos selecionados por meio do Edital de Pesquisa e Desenvolvimento.
Dentre os estados beneficiados, Mato Grosso se destaca como o principal receptor de investimentos em pesquisa. Foram financiados 12 projetos diferentes no estado, sendo 6 selecionados pelo edital P&D e 6 Pesquisas Direcionadas. Essas iniciativas são conduzidas por seis unidades da Embrapa (Agrobiologia, Cerrados, Meio Ambiente, Agricultura Digital, Recursos Genéticos e Biotecnologia, e Agrossilvipastoril), além da Universidade do Estado de Mato Grosso, Aliança SIPA, Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Sinop e Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Cuiabá.
A Embrapa Agrossilvipastoril, em particular, recebeu um significativo investimento em suas pesquisas em áreas experimentais. Reconhecida nacionalmente por sua expertise em tecnologias de baixa emissão de carbono, a unidade lidera o maior experimento de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) do Brasil. Essas tecnologias estão sendo implementadas nas Unidades Multiplicadoras do PRS – Cerrado, destacando-se como um pilar essencial para o avanço sustentável no setor agropecuário.
Esse investimento não apenas reforça a posição do Mato Grosso como um centro de excelência em pesquisa, mas também sublinha a importância da ciência e da inovação para o desenvolvimento sustentável do Cerrado e de todo o Brasil.