Convivência com o Semiárido

Canal da Cidadania

Com o intuito de criar alternativas de trabalho e renda no ambiente rural para as populações circunvizinhas ao Canal do Sertão, o projeto Canal da Cidadania, foi realizado buscando apoiar o desenvolvimento das famílias de agricultores por meio de assistência técnica com o desenvolvimento de modelos socioprodutivos, de agricultura resiliente, tecnologias sociais e comercialização dos produtos.

O projeto teve o desafio de vencer as adversidades ambientais e sociais presentes no sertão alagoano, encontrando soluções que desenvolvam e disseminem práticas efetivas e sustentáveis, promovendo a geração de trabalho e renda. O projeto buscou apresentar alternativas de produção sustentável de forma integrada com a ampliação da qualifi cação dos serviços de assistência técnica, extensão rural e capacitação, incentivando, desta forma, a inovação e a sustentabilidade dos sistemas produtivos, apoiando na organização da agricultura familiar para o fomento da inserção socioprodutiva das 52 famílias beneficiárias.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

OBJETIVOS

Aumentar a renda de quem
vive da agricultura familiar

Usar os recursos naturais
com eficiência

Trazer assistência técnica para produção, irrigação, tecnologias e
acesso a crédito e ao mercado

Toda a atuação tem um olhar especial também para a juventude, para que possam permanecer ali com dignidade, qualidade de vida e horizontes de novos futuros.

NÚMEROS ALCANÇADOS

0
família beneficiárias
0
turmas de oficinas participativas
0
kits de irrigação

PRODUTOS DE CONHECIMENTO

GALERIA

Arranjo institucional

O projeto Canal da Cidadania é resultado de um termo de fomento celebrado em 2020 entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o IABS, decorrente da Emenda Parlamentar 41780021.

Conheça nossos outros projetos