Na última quinta-feira (12), o Ecossistema de Inovação Social Lagoa Mundaú deu início à implementação do primeiro módulo de cultivo do Sururu. Nesse método, não é necessário o mergulho até o fundo da lagoa para coletar os moluscos, pois são utilizadas bóias com linhas que prendem o Sururu em um sistema de cultivo chamado de long-line, o que facilita a colheita do molusco cultivado e o trabalho laboral durante o processo quando comparado ao método tradicional de obtenção do sururu, se tornando, assim, uma nova opção de renda extra para os pescadores e marisqueiras.
O módulo já instalado será destinado para a área de pesquisa e desenvolvimento do IABS, de modo que o cultivo do Sururu continue sendo constantemente estudado e aprimorado com novas técnicas e materiais. Ainda este mês, o Ecossistema fará a implementação de mais cinco módulos, sendo estes os que vão envolver os beneficiários do projeto.
Ações premiadas
A metodologia de cultivo dos moluscos em long-lines aplicado ao Sururu foi premiada com o troféu do Prêmio de Inovação Aquícola do Aquishow Brasil 2022 – o maior encontro de negócios e conhecimento da aquicultura nacional – na categoria Políticas Institucionais com o “Novo Sururu da Mundaú”.
O Ecossistema é um conjunto de ações e iniciativas inovadoras, que formam um ambiente de soluções de impacto positivo voltadas para os aspectos sociais, ambientais e econômicos. O projeto é reconhecido e premiado pela Fundação BB de Tecnologia Social – 2021, na categoria Meio Ambiente e Renda.