Nos dias 23 e 24 de maio, junto a instituições do poder público federal, representantes de movimentos sociais ligados à terra, povos e comunidades indígenas, quilombolas e tradicionais do Centro-Oeste, o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) foi convidados pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), enquanto representantes da instância da sociedade civil organizada, a participar do Seminário Regional PAB Centro-Oeste, no âmbito do Programa de Elaboração do 2° Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca.
Durante o seminário, o Diretor-Presidente do IABS, Tadeu Assad, esteve presente no evento durante a mesa de abertura. Além da presença do Presidente do Instituto, o evento foi acompanhado pela Diretora de Educação do IABS, Melissa Curi, e pela Gerente de cursos presenciais de capacitação do PRS – Cerrado, Marília Nepomuceno.
“Foi realmente proveitoso e construtivo podermos refletir coletivamente e nos aprofundarmos sobre os eixos que guiam a criação do plano. Participamos coletiva e ativamente, de todo o processo de realização do seminário regional e, ao final do segundo dia, conseguimos unir os diferentes entendimentos da etapa Centro-Oeste produzindo sínteses para a incidência no Plano que será finalizado agora no segundo semestre de 2024”, explica Marília.
O evento reuniu órgãos federais, estaduais e municipais de meio ambiente, clima, agricultura, universidades, instituições de pesquisa, organizações da sociedade civil, representações de povos e comunidades tradicionais, entre outros, no intuito de empenharem-se no trabalho de construção do Plano de Enfrentamento e Combate à Desertificação, Degradação da Terra e Mitigação da Seca no Brasil.