Financiamento de projetos de pesquisa envolvendo a conservação do patrimônio espeleológico da Floresta Nacional de Carajás – RESULTADO FINAL

O IABS, no âmbito do Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica – TCCE, celebrado entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio e a Vale S.A, torna público o EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2020, para financiar projetos de pesquisa na região de Carajás que contribuam com a conservação deste patrimônio e que contemplem e integrem temas que eventualmente não seriam abordados nos estudos elaborados no rito do licenciamento ambiental.

No projeto o IABS é responsável pela gestão administrativa, financeira e operacional, além do acompanhamento na execução das atividades e o ICMBio, por meio do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas – Cecav, é a instituição responsável pela coordenação técnica e o acompanhamento das atividades.

A região de Carajás, localizada no sudoeste do Estado do Pará, é uma das mais importantes províncias espeleológicas do país, com expressivo número de cavernas, basicamente inseridas em formações ferríferas bandadas, canga e rochas máficas. Na região se situam as unidades de conservação federais: Floresta Nacional de Carajás e Parque Nacional dos Campos Ferruginosos.

Entretanto, o conhecimento científico a respeito do patrimônio espeleológico da região e a importância de sua conservação começaram a ser revelados muito recentemente, sendo boa parte dos estudos associada diretamente ao rito do licenciamento ambiental de empreendimento minerário da empresa Vale S.A. nas serras de Carajás.

Em 2017 o Instituto Chico Mendes, com a colaboração de diversos pesquisadores e instituições parceiras, publicou o Plano de Pesquisa dos Geossistemas Ferruginosos da Floresta Nacional de Carajás que apresenta, entre outros pontos, linhas temáticas e prioridades para pesquisa científica na região.

Para tanto, esta seleção objetiva orientar e viabilizar a utilização de parte dos recursos de compensação espeleológica para apoiar projetos nas seguintes linhas temáticas:

         1. Geoespeleologia da região de Carajás

         2. Ecologia da fauna subterrânea

         3. Ecologia de vertebrados associados a cavernas

         4. Área de influência das cavernas com grau de relevância

         5. Aprimoramento da gestão

Para mais informações, acesse:

RESULTADO FINAL das propostas selecionadas – 19/10/2020

RESULTADO PRELIMINAR das propostas selecionadas – 18/09/2020

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2020 – alterado em 27/07/2020

Contato: editalflonacarajas@iabs.org.br


Tipo de Contratação: Pessoa jurídica