Marisqueiras do Vergel do Lago participam de curso para saúde nutricional e autonomia alimentar

Eixo social do Projeto Sururu: Conchas que Transformam articula parceria para incentivar a alimentação nutritiva e o cuidado com a saúde

Ao longo dos últimos quatro meses, as marisqueiras integrantes do Projeto Sururu: Conchas que Transformam participaram de oficinas e aulas teóricas sobre nutrição e cuidado com a saúde alimentar. As atividades fizeram parte do curso “Sabores da vida: promovendo alimentação adequada e saudável para as comunidades em vulnerabilidade social em Maceió (AL)”, finalizado na última segunda-feira. As atividades foram realizadas pelo Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN), parceiro do projeto, e aconteceram na sede do Centro, no bairro Vergel do Lago, em Maceió (AL).

A partir do eixo social do Projeto, rotineiramente, a equipe do Entreposto do Sururu — unidade fabril onde é realizado o beneficiamento da concha — se dedica à organização de encontros e atividades voltadas para questões sociais e educativas, incluindo o acesso à informação e a conscientização sobre direitos. Junto ao Centro de Recuperação e Educação Nutricional são realizadas ações para o cuidado com a alimentação pessoal e familiar, saúde nutricional, autonomia alimentar e bem-estar.

Em fevereiro, as marisqueiras foram recebidas pela equipe do CREN para a oficina “Guia alimentar para a população brasileira: Como fazer escolhas saudáveis e conscientes” e iniciaram o curso “Sabores da vida: promovendo alimentação adequada e saudável para as comunidades em vulnerabilidade social em Maceió/AL”. As atividades tiveram como objetivo incentivar uma alimentação saudável, de qualidade e acessível, garantindo, assim, maior autonomia nutricional no cotidiano. Esse é mais um passo para apoiar o cuidado da saúde das marisqueiras e de suas famílias.

Saysia Salomão, Assistente Social do IABS Empresa Social, relembra que, na primeira oficina, o grupo conversou sobre a diferença entre os alimentos naturais, processados e ultraprocessados, a fim de apoiar as marisqueiras e suas famílias em escolhas alimentares mais saudáveis. Outras aulas, ao longo desse período, trouxeram estratégias de baixo custo para criação de pratos gostosos, nutritivos e acessíveis — algumas receitas, inclusive, trouxeram formas de reaproveitar cascas, folhas e talos de verduras, legumes e frutas, como a carne da casca de banana e a farofa de casca de abóbora.

“Essas atividades visam compartilhar conhecimentos e ferramentas para que as marisqueiras possam melhorar a alimentação no cotidiano, potencializando o valor nutricional das refeições de suas famílias e, por consequência, aumentando a qualidade de vida e o cuidado com a saúde”, reforça  Saysia. 

Após cada aula teórica — sobre alimentação saudável para mães e filhos, a importância de prestar atenção aos ingredientes dos produtos e como a alimentação influencia na saúde —, as marisqueiras colocaram em prática as receitas recém aprendidas. Todas as atividades práticas aconteceram na nova cozinha do Centro, que teve uma de suas paredes construída com os Cobogós Mundaú, após doação da Empresa Social e fruto do trabalho das marisqueiras. E isso trouxe um gostinho especial para os pratos realizados no curso “Sabores da vida”: o orgulho do trabalho tão importante que cada marisqueira desempenha no  cotidiano e a sensação de pertencimento. 

Josiane dos Santos, conhecida carinhosamente como Geleia, é uma das marisqueiras participantes do Projeto. Para ela, esses encontros são importantes para melhorar a qualidade de vida no cotidiano — incluindo aprendizados sobre prevenir dores no corpo e o agravamento de doenças já existentes, como hipertensão, por meio da alimentação.

“Pelo trabalho que fazemos, precisamos agachar e levantar constantemente. Seguir uma alimentação saudável e reeducar a alimentação vai ajudar muito a gente”, conta Geleia. “Já estou colocando em prática!”, complementa.

A última aula do curso aconteceu nessa segunda-feira (12). Além das atividades de encerramento, foram entregues kits com os ingredientes necessários para a realização das receitas aprendidas ao longo do curso — junto com livro de passo a passo para cada um dos pratos realizados anteriormente. 

Agradecemos ao Centro de Recuperação e Educação Nutricional pelo acolhimento e por esta parceria tão importante, que reforça o comprometimento pelo bem-estar de toda a comunidade Vergel do Lago. 

Sobre o Projeto Sururu: Conchas que Transformam

Iniciativa de impacto no bairro Vergel do Lago, em Maceió (AL), o Projeto Sururu: Conchas que Transformam atua especialmente com as marisqueiras da região — atualmente, são 25 mulheres cadastradas.

O cuidado com a comunidade e as marisqueiras que constroem conosco o Projeto atravessa cada uma das nossas ações. Saiba mais em: https://iabs.org.br/projeto/projeto-sururu/  

Compartilhar:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Fique por dentro
das novidades !

Brasília (sede)

+55 (61) 3364-6005
SHIS QL 02 Conjunto 1, Casa 19
Lago Sul – Brasília/DF
CEP: 71610-015

Maceió

+55 (82) 3313-4130
Rua Dr. Carlos Lobo, 31
Parque Jatiuca – Maceió/AL
CEP: 57035-550

Recife

+55 (81) 3877-1413
Rua José Higino, 247
Madalena, Recife/PE
CEP: 50610-340