O livro “Aves do Parque Nacional da Furna Feia”, publicado pela Editora IABS em parceria com a Editora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (EDUFERSA), foi classificado entre os dez semifinalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico na categoria “Ciências Biológicas, Biodiversidade e Biotecnologia”. A publicação é resultado do esforço de cinco anos de pesquisa dos autores Vitor de O. Lunardi e Diana G. Lunardi, somado ao talento do fotógrafo Rafael D. Lima.
“Aves do Parque Nacional da Furna Feia” traz a beleza das aves que vivem no Parque Nacional da Furna Feia (RN), trazendo detalhes e informações locais relevantes sobre as espécies registradas, como período e habitats de ocorrência, coloração de plumagem e aspectos do comportamento. A obra cumpre dois importantes papéis: enaltecer a importância que as áreas protegidas têm para preservar a riqueza da Caatinga e atrair os olhares daqueles que desconhecem os encantos do bioma.
Além do reconhecimento como semifinalista no Prêmio Jabuti Acadêmico, o livro é utilizado nas capacitações de professores(as) de escolas públicas do Rio Grande do Norte e na formação de condutores turísticos de base comunitária do Parna Furna Feia.
O livro está disponível no site da Editora IABS para leitura e download gratuito, acesse agora mesmo clicando aqui.
Prêmio Jabuti Acadêmico
Idealizado pela Câmara Brasileira do Livro em 1958, o Prêmio Jabuti é uma celebração anual que busca reconhecer e homenagear notáveis contribuições de autores, capistas, ilustradores, designers gráficos, tradutores, livreiros, editoras e realizadores de projetos que estimulam o hábito da leitura e a produção literária brasileira.
Ao longo dos anos, o Prêmio Jabuti evoluiu para novas categorias e uma nova premiação, surgindo assim, o Prêmio Jabuti Acadêmico, pensado em valorizar as contribuições significativas nas áreas científicas, técnicas e profissionais. A divulgação de obras através deste selo amplia a visibilidade e impulsiona a disseminação do conhecimento produzido no país, contribuindo diretamente para o fortalecimento da reputação internacional da produção acadêmica brasileira.