Na última sexta-feira, 16 de agosto, o Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), Luis Tadeu Assad, participou da maior conferência global de tecnologia e inovação da América Latina: a Rio Innovation Week 2024 (RIW 24), no Rio de Janeiro. A participação foi na mesa “A Tecnologia Social e o Brasil de Amanhã: Modelos de Sustentabilidade Ambiental e a Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis”, dentro do espaço da Fundação Banco do Brasil, voltado para Tecnologias Sociais.
Durante a mesa, Tadeu apresentou as ações e impactos relacionados à Socioeconomia Circular dentro do IABS, com foco no “Ecossistema de Inovação Social Lagoa Mundaú”. Por meio do Projeto Sururu – Conchas que Transformam, milhares de cascas de Sururu descartadas – que antes viravam toneladas de resíduos nas ruas – puderam ser transformadas em revestimentos e textura de parede, e no produto Cobogó Mundaú.
Por meio dessas soluções, é possível ressignificar os resíduos sólidos do sururu e valorizar o trabalho tradicional dos pescadores e marisqueiras da Lagoa Mundaú, além de estimular a participação da comunidade na gestão do empreendimento e tomada de decisões.
A mesa também contou com a participação da Diretora Executiva da Fundação Banco do Brasil, Luciana Bagno, e da Diretora-Presidente da CENTCOOP DF, Aline Sousa.
Sobre o Rio Innovation Week
O Rio Innovation Week foi realizado entre os dias 13 e 16 de agosto no Rio de Janeiro, reunindo pensadores, cientistas, acadêmicos, empreendedores, c-levels, representantes de governos e formadores de opinião para compartilhar novos conhecimentos nos campos da tecnologia, inovação, sustentabilidade e inclusão.
“Acreditamos que a tecnologia tem o poder de ser uma força transformadora para o bem, um catalisador para o desenvolvimento humano, social e ambiental. Cada linha de código e cada avanço tecnológico devem ser guiados por um propósito maior – o de melhorar a vida das pessoas e proteger nosso planeta. Afinal, a verdadeira medida do progresso não é o que criamos, mas como impactamos e enriquecemos as vidas daqueles ao nosso redor”, compartilha Bruna Reis, diretora-executiva do Rio Innovation Week.