Fortalecer as Organizações Socioprodutivas: o papel do coletivo no PRS – Amazônia

Projeto tem como meta fortalecer ao menos 15 Organizações, envolvendo 600 famílias para a adoção de práticas produtivas sustentáveis

 O Projeto Rural Sustentável – Amazônia busca, de forma participativa, fortalecer as Organizações Socioprodutivas (OSPs) em aspectos técnicos sobre as cadeias produtivas e na gestão dessas organizações. As ações norteadoras têm como foco pequenos(as) produtores(as) e extrativistas, por meio do fortalecimento das OSPs  da região de atuação do projeto. 

Organização Socioprodutiva é o termo utilizado para definir grupos de produtores(as) rurais que visam desenvolver práticas produtivas de proveito comum. São pessoas jurídicas sem fins lucrativos, formalmente constituídas em forma de associações, cooperativas, sindicatos ou entidades compostas por esses grupos. 

As ações do projeto junto às OSPs têm como objetivo desenvolver modelos de negócio sustentáveis, capacitar produtores(as) e extrativistas, oferecer assistência técnica à organização e tecnologias implantadas conforme a realidade das cadeias produtivas, dentre outras execuções que visam a produção sustentável, a partir das seguintes práticas prioritárias:

– Plano de Negócios: elaborado após diagnóstico das organizações, o plano norteará a estruturação das OSPs e das cadeias produtivas considerando aspectos sociais, ambientais, técnicos e econômicos, incluindo também plano de investimento que vai guiar o uso dos recursos disponibilizados pelo projeto. Serve como base para as atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), Assistência Técnica Organizacional (ATO), temas para capacitação, Benefícios Coletivos, dentre outras.

– Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER): tem como objetivo promover o uso das tecnologias sustentáveis e agroecológicas a partir de apoio técnico e capacitação das organizações socioprodutivas para potencializar a produção e renda das famílias produtoras e diminuir a pressão por abertura de novas áreas de cultivo e o esforço de pesca.

–  Assistência Técnica Organizacional: com foco na gestão e administração busca-se fortalecer a capacidade de cada organização em todas as etapas do processo produtivo, do cultivo/extração até a sua comercialização.

O extrativismo e a pesca são uma importante fonte de renda para as comunidades amazônicas, pensando nisso, o PRS-Amazônia apoia e incentiva a adoção de modelos de produção sustentável. Desta forma, busca somar esforços para apoiar os(as) produtores(as) no aprimoramento da utilização de práticas sustentáveis, alinhadas com conhecimentos tradicionais locais, aperfeiçoados por treinamento e qualificação com o objetivo de elaborar sistemas de baixo impacto ambiental. 

Dentro das metas do projeto, espera-se fortalecer pelo menos 15 dessas organizações. A seleção será feita após publicação de edital, que definirá os critérios a serem seguidos para cadastramento. É importante ressaltar que o processo levará em conta a maior participação de comunidades tradicionais e afro-brasileiras, indígenas e mulheres , ou seja, das 15 OSPs, 8 deverão ser, em sua maioria, compostas por esses públicos. 

Sobre o Projeto Rural Sustentável – Amazônia

O PRS – Amazônia é resultado da Cooperação Técnica aprovada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com recursos do Financiamento Internacional do Clima do Governo do Reino Unido, tendo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como beneficiário institucional e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade, o IABS, como responsável pela sua execução.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Fique por dentro
das novidades !

Brasília (sede)

+55 (61) 3364-6005
SHIS QL 02 Conjunto 1, Casa 19
Lago Sul – Brasília/DF
CEP: 71610-015

Maceió

+55 (82) 3313-4130
Rua Dr. Carlos Lobo, 31
Parque Jatiuca – Maceió/AL
CEP: 57035-550

Recife

+55 (81) 3877-1413
Rua José Higino, 247
Madalena, Recife/PE
CEP: 50610-340