Ecossistema de Inovação Social Lagoa do Mundaú (AL) é apresentado na COP 27

Durante painel virtual, Fundação BB apresentou a Tecnologia Social implementada pelo IABS

Nesta segunda-feira (14), durante a programação da COP 27, em painel virtual transmitido ao vivo pelo YouTube, houve um momento exclusivo para falar sobre Tecnologias Sociais. Durante o momento, a Fundação Banco do Brasil apresentou o nosso case: Ecossistema de Inovação Social Lagoa do Mundaú (AL), que foi ganhadora em 2021 na categoria Meio Ambiente e Renda do Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social. Estiveram presentes durante a apresentação a Presidente da Fundação, BB Elisângela Zilli, o assessor especial de parcerias e projetos da Fundação BB, Rogério Miziara, além de ter contado com um vídeo sobre a ação do Presidente do Conselho Deliberativo do IABS e coordenador do projeto, Eric Sawyer.

 

Na ocasião, destacaram a atuação do Ecossistema de Inovação Social Lagoa Mundaú (AL), metodologia certificada, que valoriza o trabalho tradicional de pescadores e marisqueiras da Lagoa de Mundaú, estimulando o uso alternativo das conchas do molusco (sururu) para reduzir os impactos ambientais e melhorar a qualidade de vida da população que fica na orla da lagoa, em Maceió (AL). 

 

Confira o painel no Youtube: http://bit.ly/3Xapcp8 

 

Sobre a Tecnologia Social 

 

O Ecossistema de Inovação Social abrange, além de outras iniciativas, o Entreposto do Sururu: uma Empresa Social que atua na reutilização das conchas de sururu que eram descartadas pela comunidade após a venda da carne do molusco. No local são trocadas  as conchas coletadas, entregues pelas próprias marisqueiras da comunidade, por Sururotes, a moeda social desenvolvida pelo Instituto Mandaver em parceria com a comunidade e com o apoio do projeto. As conchas são beneficiadas e transformadas em produtos, como o Cobogó Mundaú – desenvolvido em parceria com o A Gente Transforma, o artesão local Itamácio e impulsionado pela Portobello Grupo – e também são vendidas em diferentes granulometrias, sendo uma das aplicações delas a fabricação de textura de parede.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Fique por dentro
das novidades !

Brasília (sede)

+55 (61) 3364-6005
SHIS QL 02 Conjunto 1, Casa 19
Lago Sul – Brasília/DF
CEP: 71610-015

Maceió

+55 (82) 3313-4130
Rua Dr. Carlos Lobo, 31
Parque Jatiuca – Maceió/AL
CEP: 57035-550

Recife

+55 (81) 3877-1413
Rua José Higino, 247
Madalena, Recife/PE
CEP: 50610-340