As práticas de educação ambiental desenvolvidas nos projetos executados pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) têm se consolidado como ferramentas estratégicas para estimular a consciência socioambiental e o uso equilibrado dos recursos naturais. As ações educativas fazem parte das metodologias dos projetos, promovendo o diálogo ativo com comunidades, técnicos e parceiros, além de promover uma transformação real entre gerações garantindo um legado dos projetos mesmo depois das ações do dia a dia. Nos projetos do IABS, a educação impacta e está no centro da transformação.
A relevância de iniciativas como essas ganhou destaque no Dia Mundial da Educação Ambiental, celebrado em 26 de janeiro. A data foi instituída em 1975, a partir de um esforço internacional para reforçar o papel da educação na proteção do meio ambiente. O marco histórico está ligado a um encontro global sobre o tema, realizado na então Iugoslávia, que resultou na elaboração da Carta de Belgrado, documento que estabeleceu bases e objetivos para a educação ambiental.
Reconhecendo a relevância da data, o IABS reafirma seu compromisso com a educação ambiental como eixo transversal de todas as ações que desenvolve. A instituição aposta em uma atuação pautada por equipes multidisciplinares e entende que seus colaboradores desempenham papel central nos processos educacionais socioambientais. Nesse contexto, conforme destaca Luís Alejarra, Diretor do Eixo de Educação do Instituto:
“O IABS se posiciona como um agente catalisador de transformações ao executar projetos de educação ambiental que articula conhecimento técnico-científico com práticas participativas e comunitárias, além de incorporar esse componente em todos os seus projetos. Para o instituto, a educação ambiental voltada ao desenvolvimento sustentável constitui o principal legado de suas iniciativas, com metodologias que priorizam a formação de multiplicadores, capacitando educadores, lideranças locais e gestores públicos a difundir práticas sustentáveis em seus territórios.”
Essa visão se conecta diretamente ao propósito formativo da educação ambiental. Segundo Josyany Mendes, Bióloga e Mestre em Ecologia, além de coordenadora estadual do Projeto Rural Sustentável – Cerrado em Goiás, o objetivo central dessas ações é inspirar mudanças de comportamento e estimular a busca contínua por conhecimento. Para ela, a educação ambiental fortalece a compreensão do papel de cada pessoa, empresa e da sociedade como um todo na promoção de práticas que reduzam impactos negativos e contribuam efetivamente para a conservação do meio ambiente.
Ademais, é importante destacar que a Carta de Belgrado evidenciou a complexidade dos problemas ambientais e apontou a educação como caminho para mobilizar a sociedade em torno de soluções sustentáveis. Nesse contexto, iniciativas institucionais como as do IABS contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes, capazes de reconhecer a interdependência entre desenvolvimento, preservação ambiental e qualidade de vida, ampliando os efeitos positivos das ações para além dos territórios atendidos.
Por finalidade, outro princípio norteador para a atuação do IABS é o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 04, que visa a educação de qualidade para todas as pessoas. Esse eixo está intrinsecamente ligado às práticas de educação ambiental que é fundamental para a formação de agentes, que contribuem com a redução dos impactos socioambientais nas comunidades que vivem.
Conheça os projetos que atuam com educação ambiental no IABS: