A equipe do Projeto Sururu: Conchas que Transformam participou do evento Ciência em Ação, desenvolvido pelo Colégio Madalena Sofia, em Maceió (AL). O encontro aconteceu na terça-feira (05), e foi um momento em que os os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresentaram um estande com os produtos desenvolvidos pelo Projeto, com destaque para o Cobogó Mundaú.
Essa ação é fruto de uma atividade realizada em maio deste ano, quando os estudantes do EJA conheceram o Entreposto do Sururu, onde o processo produtivo e fabril foi apresentado, em um ambiente aberto à reflexões sobre inovação, proteção ambiental, inclusão social e sustentabilidade.
Conhecimento gera conhecimento
A Assistente Social do IABS Empresa Social, Saysia Salomão, explica como o trabalho realizado no Entreposto do Sururu tem chamado a atenção das instituições de ensino na educação de jovens e adultos. “O Entreposto do Sururu está aberto para todas as pessoas interessadas em conhecer as atividades desenvolvidas aqui, os produtos e os processos de produção”, reforça Saysia. “Muitos estudantes já nos visitaram, como algumas turmas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)”, relembra.
Sobre o Projeto Sururu: Conchas que Transformam
Iniciativa de impacto na comunidade Vergel do Lago, em Maceió (AL), o Projeto Sururu: Conchas que Transformam atua especialmente com as marisqueiras da região — atualmente, são 25 mulheres cadastradas.
O IABS, o Grupo Portobello e seus parceiros se uniram, em 2020, para dar continuidade a um trabalho iniciado em 2017, a partir do aproveitamento das conchas do sururu. O propósito é gerar alternativas de renda, trazer mais qualidade de vida para a comunidade e diminuir os impactos ambientais das conchas de sururu descartadas nas ruas do bairro.
No Entreposto do Sururu, unidade fabril gerido IABS Empresa Social, as conchas do sururu são matéria-prima para produtos da construção civil, como o Cobogó Mundaú e os revestimentos Solar e Fita.
Saiba mais sobre o Projeto em: https://iabs.org.br/projeto/projeto-sururu/