Articulação, lançamento de projeto e apresentação de iniciativa: IABS na COP27

Instituto é organização observadora na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC)

Entre os dias 10 e 15 de novembro, Alejandro Muñoz, Diretor de Internacionalização, representando o IABS, participou da 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP27, realizada na cidade de Sharm el Sheikh, no Egito. Durante o evento, além da participação em debates e eventos, foram articuladas iniciativas voltadas para a implementação de ações sustentáveis. O IABS é uma organização designada como Observadora na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC).

Oportunidades envolvendo mercado de carbono, produção rural sustentável e acesso a mercados foram alguns dos temas tratados em conversas com empresas e instituições do terceiro setor que atuam no Brasil, como Hartree, Conexus e Instituto Regenera. Em outros momentos, a discussão sobre sustentabilidade com propósito e ações de futuro, especialmente as iniciativas envolvendo o Projeto Rural Sustentável – Amazônia,  foram tratadas junto ao Governador de Rondônia, Marcos Rocha, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Ambiental, Marco Antonio Ribeiro de Menezes Lagos. Também houve um encontro com a atriz Layla Zaid, que é uma das apresentadoras da aula do EaD do Projeto Rural Sustentável – Cerrado voltado a mudanças climáticas e desenvolvimento rural sustentável – formação gratuita, online e aberta a todos e todas. 

Agricultura de baixa emissão de carbono na Amazônia

O ponto alto da missão foi o lançamento do Projeto Rural Sustentável – Amazônia, no dia 11 de novembro, no Hub do Consórcio da Amazônia Legal. O PRS – Amazônia é voltado ao fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis, à agricultura de baixa emissão de carbono e à conservação do bioma. Além de Muñoz, participaram  Cleber Soares, Secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do MAPA; David Saddington, Head of Sustainable Supply Chains, na International Forest Unit, do Governo do Reino Unido; Esperanza González, especialista setorial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Marco Antonio Ribeiro de Menezes Lagos, Secretário de Estado de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia; Mauro O’de Almeida, Secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará; e o Secretário Eduardo Tavares, representando o Consórcio da Amazônia Legal. Confira mais informações sobre o evento no site do PRS – Amazônia.

Inovação Social e Socioeconomia Circular

Outro momento de destaque foi a apresentação do case Ecossistema de Inovação Social na Lagoa Mundaú. Durante evento liderado pela Fundação Banco do Brasil, o presidente do Conselho Deliberativo do IABS, Eric Sawyer, apresentou a iniciativa que atua diretamente com a geração de oportunidades para pescadores e marisqueiras da região a partir da socioeconomia circular. O Ecossistema ganhou o Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social | 2021 na categoria Meio Ambiente e Renda. Confira mais detalhes na matéria: http://bit.ly/3EdKmdr

Compartilhar:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Fique por dentro
das novidades !

Brasília (sede)

+55 (61) 3364-6005
SHIS QL 02 Conjunto 1, Casa 19
Lago Sul – Brasília/DF
CEP: 71610-015

Maceió

+55 (82) 3313-4130
Rua Dr. Carlos Lobo, 31
Parque Jatiuca – Maceió/AL
CEP: 57035-550

Recife

+55 (81) 3877-1413
Rua José Higino, 247
Madalena, Recife/PE
CEP: 50610-340