De 10 a 20 de novembro, o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) marca presença na Conferência do Clima da ONU (COP 30), em Belém (PA), reforçando seu compromisso com a agenda climática global. A participação consolida a premissa do Instituto de que enfrentar as mudanças climáticas é um desafio coletivo – com propósito, cooperação, compromisso e ações locais, que se traduzem em resultados globais.
Durante o evento, o IABS estará presente em diversos espaços estratégicos, levando toda a sua expertise em sociobioeconomia, educação e sustentabilidade para a valorização da sociobiodiversidade brasileira e mitigação das mudanças climáticas. O Instituto participará de mesas e painéis na Agrizone, Greenzone e BlueZone, além de integrar a programação da Casa Futura e de navio movido a hidrogênio. Confira a programação completa!
Confira a nossa participação na COP 30
11 de novembro | Seminário de Boas Práticas de ATER
Local: Agrizone
Horário: 14h – 18h
Objetivo: Será um momento para compartilhar os aprendizados, experiências e resultados do planejamento e implementação da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), no âmbito do PRS – Amazônia e PRS – Cerrado.
12 de novembro | Impulsionando Territórios: Parcerias e Saberes para o Desenvolvimento Sustentável
Horário: 9h – 12h
Local: Navio de Hidrogênio Explorer H1, Lounge JAQ, Praça Pedro Teixeira
Objetivo: O Explorer H1 é um navio movido a hidrogênio, desenvolvido pelo Itaipu Parque Tecnológico (PTI) em parceria com o Grupo Náutica. O objetivo é promover um diálogo sobre como parcerias estratégicas e a valorização dos saberes locais podem impulsionar o desenvolvimento sustentável em diferentes contextos, ao unir conhecimento tradicional, científico e políticas públicas.
12 de novembro | Educação e Popularização para Sustentabilidade no Meio Rural
Horário: 15h20 – 16h35
Local: AgriZone, Auditório A4
Objetivo: A mesa redonda busca refletir sobre os aprendizados, resultados e desafios das ações de popularização da agropecuária sustentável para a juventude do Programa Rural Sustentável, assim como destacar o papel da educação ambiental e das escolas como caminho para formar uma geração mais consciente e engajada na construção de um futuro mais sustentável. Será um momento também para lançar a segunda etapa do curso EaD sobre mudanças climáticas e cadeias produtivas na Amazônia, gratuito e aberto ao público, desenvolvido em parceria com o Canal Futura da Fundação Roberto Marinho.
13 de novembro | Seminário vozes do campo: tecnologia, educação e conhecimento
Local: Tech Zone (Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá – PCT Guamá)
Horário: 9h – 12h
Objetivo: O propósito é abrir diálogos sobre o papel da Educação e Tecnologia no campo como ferramentas no enfrentamento das mudanças climáticas. Será um espaço de escuta, aprendizagem e vivências práticas com 100 produtores(as) familiares e 50 jovens estudantes das Casas Familiares Rurais, mobilizados pela Fundação Viver, Produzir e Preservar (FVPP), parceira e beneficiária do PRS – Amazônia.
13 de novembro | Mercados da Sociobiodiversidade e Clima
Local: Blue Zone
Horário: 14h45 – 15h45
Objetivo: Serão apresentados os dados da publicação “Destravando mercados sustentáveis: a experiência do Projeto Rural Sustentável – Amazônia com o fortalecimento de cadeias da sociobiodiversidade amazônica para o acesso a mercado para destravar cadeias”, abordando desde questões de logística a políticas públicas e capacitações. Também serão compartilhadas boas práticas de acesso a mercados e como o PRS – Amazônia tem contribuído para trazer resultados positivos para as Organizações Socioprodutivas (OSPs) parceiras e para as seis cadeias produtivas fortalecidas.
13 de novembro | Curso formativo PRS – Amazônia
Local: PCT – Guamá
Horário: 14h – 18h
Objetivo: Será realizada presencialmente a segunda etapa do curso sobre mudanças climáticas e cadeias produtivas sustentáveis na Amazônia. A capacitação também conta com a versão online e é gratuita, disponível no site do PRS – Amazônia.
13 de novembro | Educação para Sustentabilidade
Local: Casa Futura
Horário: 18h – 21h
Objetivo: Esta mesa apresentará como o conhecimento sobre sustentabilidade tem sido fortalecido em ambientes acadêmicos e difundidos na sociedade, destacando duas ações principais: a formação de especialistas via Mestrado Profissional, realizado em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), e cursos à distância (EADs), gratuitos e abertos ao público geral, desenvolvidos em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho. As duas iniciativas são focadas nos biomas da Amazônia e do Cerrado.
14 de novembro | Curso formativo PRS – Amazônia
Local: PCT – Guamá
Horário: 14h – 18h
Objetivo: Será realizada presencialmente a segunda etapa do curso sobre mudanças climáticas e cadeias produtivas sustentáveis na Amazônia. A capacitação também conta com a versão online e é gratuita, disponível no site do PRS – Amazônia.
14 de novembro | Da Floresta aos Mercados: Lançamento da Publicação das Cadeias da Sociobiodiversidade Amazônica como Rota de Justiça Climática e Econômica
Local: Blue Zone
Horário: 14h45 – 15h45
Objetivo: A publicação “Destravando mercados sustentáveis: a experiência do Projeto Rural Sustentável – Amazônia com o fortalecimento de cadeias da sociobiodiversidade amazônica para o acesso a mercado” é fruto de diálogos, oficinas e seminários com a base produtiva, atores de mercado e setor público para entender os principais desafios, lacunas e oportunidades presentes nas cadeias produtivas fortalecidas pelo PRS – Amazônia. O objetivo central é inserir os produtos da sociobiodiversidade amazônica em mais mais mercados e aumentar a renda de mais de 1.400 famílias produtoras e agroextrativistas associadas às 30 Organizações Socioprodutivas (OSPs) dos estados do Amazonas, Pará e Rondônia, também apoiadas pelo Projeto.
13 de novembro | Curso formativo PRS – Amazônia
Local: PCT – Guamá
Horário: 14h – 18h
Objetivo: Será realizada presencialmente a segunda etapa do curso sobre mudanças climáticas e cadeias produtivas sustentáveis na Amazônia. A capacitação também conta com a versão online e é gratuita, disponível no site do PRS – Amazônia.
15 de novembro | Chocolate Amazônico: o encontro do Cacau Xingú e do Café da Mata.
Local: AgriZone, Auditório A3
Horário: 12h40 – 13h55
Objetivo: A mesa redonda propõe diálogos e a sinergia que pode acontecer entre as organizações amazônicas, como a união do Chocolate Cacau Xingú ao Leite com Café Robusta. Essa é uma parceria que une duas cadeias produtivas e duas da Organização Socioprodutiva (OSPs) apoiadas pelo PRS – Amazônia.
15 de novembro | Produção sustentável: a Experiência de ATER no PRS – Cerrado e Amazônia
Local: AgriZone, Auditório A4
Horário: 12h40 – 13h55
Objetivo: A mesa redonda tem por objetivo evidenciar os aprendizados, resultados e desafios das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) nos biomas Cerrado e Amazônia. No Cerrado, o foco está na implantação de tecnologias de baixa emissão de carbono, como os sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e a Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD). Já na Amazônia, a abordagem une o conhecimento ancestral e técnico para o fortalecimento das cadeias de valor com foco no aumento da produção e renda, aliada a conservação da floresta.
15 de novembro | Streaming para Europa
Local: BlueZone
Horário: 10h – 12h
Objetivo: O IABS irá reportar, em uma transmissão ao vivo para os estudantes da Universidade Politécnica de Madrid (ITD), todos os detalhes da COP 30 e o papel central da Amazônia no debate climático global. A cobertura detalhará os principais temas e como as decisões da conferência podem moldar o futuro do planeta.
17 de novembro | Mulheres das Águas: a voz das pescadoras e aquicultoras na ação climática
Local: AgriZone – MPA – A2
Horário: 10h30 – 11h55
Objetivo: O painel, organizado e presidido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), tem como propósito dar visibilidade às experiências e iniciativas lideradas por mulheres que atuam na adaptação e mitigação da crise climática. O momento reunirá vozes e a troca de conhecimentos entre mulheres de diferentes contextos, como as marisqueiras da Lagoa Mundaú (AL), que fazem parte da iniciativa Sururu: Conhas que transformam.
17 de novembro | MPA – Resiliência na Pesca e na Aquicultura: Casos ao redor do mundo
Local: AgriZone – MPA – A2
Horário: 14h – 15h
Objetivo: O painel, organizado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), busca destacar como as comunidades têm se adaptado às mudanças climáticas, por meio da inovação e de modelos de governança inclusivos. Junto a profissionais, formuladores de políticas públicas e pesquisadores, o IABS irá compartilhar sua extensa experiência nos projetos com ostras e sururu e ações com o pirarucu de manejo, trazendo exemplos e lições práticas para enriquecer o debate.
18 de novembro | Socioeconomia Circular – Sururu: Conchas que Transformam.
Local: Casa Futura
Horário: 18h -21h
Objetivo: A programação na Casa Futura contará com uma experiência imersiva sobre o Projeto Sururu: conchas que transforma, trazendo as etapas produtivas e toda a trajetória, conquistas e metas junto à comunidade do Vergel, em Maceió (AL). Além disso, um documentário será apresentado, mostrando o dia a dia das centenas de mulheres produtoras da região, como a de Josiane – marisqueira há mais de 30 anos. E, para fechar o dia, uma mesa de debate com especialistas discutirá a socioeconomia circular, os desafios e perspectivas.
19 de novembro | Apresentação do Projeto Amazônia Saudável na escola – Estado do Pará
Local: GreenZone, Pavilhão Pará, Sala Seringueira
Horário: 10h30 – 11h30
Objetivo: O momento na COP 30 será oportuno para apresentar o Projeto Amazônia na Escola aos diferentes atores do estado, pensando em uma construção coletiva. O propósito do Projeto é promover uma nutrição saudável, manter a floresta de pé e viva, capacitar e integrar as comunidades envolvidas, gerar renda e contribuir para a erradicação da fome na região.
19 de novembro | Apresentação das ações e resultados do Projeto Rural Sustentável – Amazônia no estado do Pará
Local: Pavilhão Pará, Sala Samaumeira (GreenZone)
Objetivo: Serão apresentadas as ações e resultados do Projeto Rural Sustentável – Amazônia no estado do Pará, que estende-se a fortalecer as cadeias produtivas e as Organizações Socioprodutivas (OSPs) locais, como foco na geração de renda aliada à conservação da floresta.
20 de novembro | Programa Rural Sustentável – Apresentação de Lições Aprendidas e de Resultados
Horário: 16h40 – 17h55
Local: AgriZone, Auditório A2
Objetivo: A mesa redonda destacará os principais resultados e aprendizados do Programa Rural Sustentável, ao longo dos últimos anos. O evento também abordará os avanços na mitigação de emissões, inclusão socioprodutiva e adoção de sistemas integrados de produção para uma agricultura mais sustentável.
O IABS acredita que um futuro mais justo e sustentável se constrói em três pilares que caminham juntos: reduzir desigualdades, enfrentar as mudanças climáticas e fortalecer parcerias pela sustentabilidade. Exatamente por isso estará na COP 30, reforçando seu compromisso de transformar realidades locais em impacto global, sempre com propósito. Acompanhe nossas redes sociais, para não perder nada!
