Trajetórias que abriram caminhos e tornaram-se guias e referências para outras equipes em diferentes países – esse é o Super-heróis do Desenvolvimento 2024, premiação organizada pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), que teve o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) como um dos cinco finalistas no ano passado. Agora, essas trajetórias inspiradoras estão marcadas por uma publicação lançada pelo BID, mostrando que compartilhar conhecimento é o que impulsiona a mudança.
O reconhecimento do IABS no concurso veio por meio das ações de Socioeconomia Circular do Instituto, em especial, a de transformar resíduos em matéria-prima para produtos inovadores. Em Maceió (AL), onde mais de 1.500 famílias vivem da pesca e da mariscagem, o descarte inadequado dos resíduos produzidos por meio dessas atividades acarretava prejuízos ambientais e riscos para a saúde. Agora, ao invés das cascas de sururu virarem toneladas de resíduos nas ruas, elas se transformam em produtos inovadores como revestimentos e textura de parede, e no produto Cobogó Mundaú. Atualmente, mais de 500 toneladas de conchas já foram ressignificadas como matéria-prima e mais de R$ 800 mil foram gerados como renda para pescadores e marisqueiras na comunidade.
Essas ações mostram que o IABS acredita na socioeconomia circular como uma força impulsionadora para o progresso e a inclusão, promovendo a dignidade e a melhoria na qualidade de vida das comunidades locais.
Ao lado do Brasil e do IABS, estão as histórias e iniciativas dos países Bolívia, Guatemala, Colômbia e Honduras, esses dois últimos sendo os vencedores do concurso em 2024.
A publicação Super-heróis do Desenvolvimento 2024 contém todos os detalhes das cinco iniciativas finalistas. A leitura é on-line e gratuita.