Entre os dias 08 e 09 de abril, a Diretora Regional do IABS, Roberta Roxilene, esteve presente no evento INCT-Odisseia: LabSOLar+ na Caatinga, realizado no Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da Universidade de Brasília (UnB). Durante o momento, reuniram-se representantes das oito famílias de agricultores beneficiadas pelo LabSOLar+ para apresentar as experiências e os ganhos obtidos com a instalação dos sistemas fotovoltaicos.
Os módulos solares foram instalados em 2024 e tem como objetivo gerar energia limpa para o consumo domiciliar e produtivo, assim como a utilização do excedente no beneficiamento da produção da agricultura familiar.
Presente no evento, a produtora, Bruniela Silveira, compartilha como a chegada das instalações mudaram a realidade da produção da família. “Antes tínhamos alguns equipamentos, mas não os utilizamos justamente devido ao consumo de energia. E com a chegada das placas, a gente pôde voltar a utilizar e ainda assim investir em mais equipamentos”, diz Bruniela. Ela também complementa, explicando que com a chegada das placas, a família pode investir em eletrodomésticos e se dedicar ainda mais às hortas, consequentemente aumentando a produção.

A Coordenadora Executiva do LabSOLar+, Juliana Dalboni, destaca a importância em ouvir as famílias e os resultados gerados pelo projeto. “No Seminário tivemos a oportunidade de ouvir sobre os benefícios obtidos com a geração de energia solar nas residências. Ganhos tanto produtivos e financeiros, quanto de qualidade de vida, com o aumento do bem-estar. Proporcionado pela maior segurança energética que elas alcançaram a partir do LabSOLar+”, explica Juliana.
Após o Seminário, as famílias e participantes do evento tiveram a oportunidade de visitar a sede do IABS em Brasília, conhecendo mais das instalações junto à equipe.
LabSOLar+
O LabSOLar+ é um experimento sócio energético em comunidades rurais situadas nos estados de Alagoas e Sergipe, no âmbito do Projeto INCT Odisseia – Observatório das Dinâmicas Socioambientais, vinculado à Universidade de Brasília (UnB), que foi viabilizado na Caatinga por um financiamento do Instituto Clima e Sociedade (ICS), com execução do IABS.
Leia mais sobre nosso trabalho conjunto com o INCT Odisseia