Dia 28 de julho é celebrado o Dia do Agricultor e Agricultora, trabalhadores que contribuem diariamente na produção dos mais variados alimentos que são levados para as casas das famílias brasileiras. Além disso, a importância do exercício da agricultura também se dá por meio da movimentação da economia nacional, da proteção do meio ambiente e da geração de empregos.
Para que esta produção familiar seja exercida de forma sustentável, os agricultores e agricultoras levam consigo o compromisso de implantar métodos que tragam benefícios para os alimentos e para o campo. Como parte desta missão, a Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) é composta por associados que ajudam na promoção de uma cultura solidária, saudável e sustentável de produção e consumo de alimentos.
Uma das principais associadas ao CSA, a agricultora Dona Nelcy, destaca a agricultura familiar como uma forma da profissão acessar o mercado com dignidade. “Esse é um trabalho coletivo que gera renda e garante igualdade e compartilhamento. Na CSA, a agricultura familiar consegue escoar seus produtos com dignidade, equidade e cidadania, partilhando resultados com pessoas que respeitam a remuneração do produtor e valorizam a variedade e frescor dos alimentos”.
É por meio de compromissos feitos por agricultores(as) como a Dona Nelcy que a comercialização de diversos produtos agroecológicos é incentivada, estimulando um consumo consciente trazido diretamente do campo para as famílias brasileiras.