Mercedes Bustamante ministra Aula Magna do PRS – Cerrado

Presidente da CAPES e uma das principais referências nos estudos sobre Mudanças Climáticas e Cerrado no País enfatiza a importância do bioma para a sustentabilidade

“A influência humana tem aquecido o clima a uma taxa sem precedentes em pelo menos 2000 anos, causando eventos extremos climáticos e meteorológicos em todas as regiões do mundo”. Esse foi um dos alarmes dados por Mercedes Bustamante durante a aula magna do Mestrado Profissional do PRS – Cerrado, em parceria com a UFLA. O evento de abertura da Segunda Edição deste Mestrado ocorreu na última segunda, 27 de março de 2023, sob o tema Produção no Cerrado em tempos de mudanças climáticas: estratégias para um futuro sustentável. Para a Professora Mercedes, o bioma Cerrado é uma importante peça para a urgência climática que estamos vivendo, pois proteger os ecossistemas é uma forma eficiente de mitigar as mudanças climáticas.

Durante aproximadamente uma hora, a Professora Mercedes, atual presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e professora da Universidade de Brasília (UnB), repercutiu os dados mais recentes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), do qual participa, junto a soluções que já podem ser traçadas em diferentes setores, tendo como destaque a agricultura. ”Além dele [setor agrícola] ter o potencial de reduzir as emissões em larga escala, é o único setor hoje para o qual nós temos uma tecnologia testada por milhões de anos de evolução, que é a fotossíntese, de remover e armazenar CO2 da atmosfera”, destaca Bustamante.

Na mesa de abertura, houve a participação do Reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Professor João Chrysóstomo, instituição que é parceira acadêmica do Mestrado Profissional do Programa de Capacitação do PRS – Cerrado. “Com parcerias como essas, tenho certeza de que somos capazes de virar esse jogo [o dos desafios climáticos] e, além de um grande produtor de alimento, sejamos um país sem fome”, enfatizou Chrysóstomo. Também participou do Evento a Diretora de Produção Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Sibelle de Andrade, beneficiário institucional do projeto. Em sua fala, a Sra. Sibelle destacou o papel da ação e da atuação no PRS – Cerrado para a consolidação da agenda envolvendo a política do Plano ABC +. Representando o projeto e o IABS, participaram María Suárez, Coordenadora Operacional, e Melissa Curi, Coordenadora de Capacitação.

Sobre o Programa de Capacitação do PRS – Cerrado

O Mestrado Profissional em Mudanças Climáticas e Agropecuária de Baixa Emissão de Carbono do PRS – Cerrado, em parceria com a Universidade Federal de Lavras/UFLA, é uma das ações do Programa de Capacitação do PRS – Cerrado, que tem como objetivo capacitar, qualificar e aperfeiçoar profissionais em práticas produtivas sustentáveis, gestão da propriedade e em tecnologias e inovação para o campo.

As principais temáticas debatidas durante o curso são: mitigação da emissão de gases de efeito estufa (GEE), redução de desmatamento com manutenção ou ampliação da produção agropecuária, práticas integradas e sustentáveis de produção, conservação da biodiversidade, entre outras.

Clique aqui para saber mais.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Fique por dentro
das novidades !

Brasília (sede)

+55 (61) 3364-6005
SHIS QL 02 Conjunto 1, Casa 19
Lago Sul – Brasília/DF
CEP: 71610-015

Maceió

+55 (82) 3313-4130
Rua Dr. Carlos Lobo, 31
Parque Jatiuca – Maceió/AL
CEP: 57035-550

Recife

+55 (81) 3877-1413
Rua José Higino, 247
Madalena, Recife/PE
CEP: 50610-340