O Dia do Combate à Poluição é celebrado, no Brasil, neste dia 14 de agosto. A data foi marcada em virtude da publicação do Decreto-Lei nº 1.413 de 14 de agosto de 1975, em que se determinava mecanismos para controle da poluição industrial pela primeira vez no país. Aqui, no Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), esse combate é um compromisso diário, que busca criar diálogos e pensar soluções para evitar o processo de degradação ambiental no Brasil e no mundo.
Para isso, o IABS realiza ações em diferentes comunidades, por meio dos mais variados projetos, com o objetivo de transformar realidades e inspirar as pessoas a também serem agentes transformadores. Tudo isso pensado por meio da socioeconomia circular, resgatando a cultura desses territórios, repensando os produtos na lógica da circularidade e reinserindo materiais que seriam destinados à rua ou aos lixões. Conheça algumas ações do Instituto frente a esse combate à poluição:
Projeto Mulheres Virtuosas, em Recife (PE)
Essa iniciativa começou em 2019 em busca de novas formas de renda com a comunidade. O resultado foi a capacitação com costura e na confecção de bolsas reutilizando resíduo de banners de lona que iriam para o lixo.
Marisqueiras do Vergel do Lago, em Maceió (AL)
O Projeto Conchas que transformam trouxe uma nova perspectiva socioeconômica e ambiental para a comunidade do Vergel e, em especial, para as marisqueiras. As conchas, que antes eram descartadas ao ar livre, hoje são reaproveitadas e transformadas em produtos, como por exemplo revestimentos de parede, textura de parede e nosso famoso e premiado Cobogó Mundaú!
Renda para Catadores, em Pernambuco e Alagoas
Iniciado em 2021 e já finalizado, o projeto Renda para Catadores de Materiais Recicláveis trabalhou com a reciclagem do plástico em regiões de Pernambuco e Alagoas. Por meio disso, houve a criação conjunta de novas estratégias de agregação de valor, a partir do beneficiamento do plástico coletado, usualmente vendido por baixos preços devido a ausência de processamento desses materiais. Foram apoiados um grupo de cooperativas e associações de catadores de quatro municípios do litoral sul de Pernambuco (Sirinhaém, Tamandaré, Barreiros, São José da Coroa Grande) e um município do litoral norte de Alagoas (Maragogi).
O combate à poluição começa com pequenas ações diárias e nos esforços alinhados para uma sustentabilidade com propósito. Pensando nisso, o IABS tem orgulho de seguir firme nessa missão!