O 11º Seminário Internacional de Convivência com o Semiárido está com data marcada: 18 e 19 de setembro. O evento acontecerá de forma presencial no Centro Xingó, em Piranhas (AL), e em transmissão ao vivo pelo canal do IABS TV, no YouTube. Já o Curso – exclusivamente presencial, com aulas teóricas e atividades práticas de campo – vai ser realizado entre os dias 20 e 27 de setembro.
Após o marco de 10 anos de Seminário e Curso Internacional de Convivência com o Semiárido, a 11ª edição traz em foco o tema “Inovação e Boas Práticas Produtivas no Combate à Desertificação”. O objetivo destes eventos é promover a troca de conhecimentos, de experiências, e o desenvolvimento de pessoas para atuar em prol da convivência harmônica com o Semiárido brasileiro. Desta forma, são promovidos espaços de discussão de novas formas de interagir com a sociedade local e novos olhares – mais integrados e sustentáveis.
Quem pode participar?
Em busca de agregar um público diverso com diferentes olhares para valorizar os saberes e
garantir o respeito a todas as pessoas, independentemente de suas distinções, a participação no Seminário e Curso é livre e gratuita para todos os públicos. Em geral participam:
- Comunidades rurais residentes em áreas semiáridas;
- Técnicos(as) de extensão rural;
- Comunidade acadêmica;
- Gestores(as) públicos(as);
- Instituições de pesquisa, estudantes, pesquisadores(as) e professores(as) universitários(as);
- ONGs e instituições envolvidas com os temas.
Programação
O 11º Seminário Internacional de Convivência com o Semiárido contará com dois dias de muito aprendizado. Ao todo, serão seis mesas de debate com especialistas, uma apresentação cultural e uma celebração no Centro Histórico de Piranhas (AL). Além disso, durante toda a programação, acontecerá a “Feira de Saberes e Sabores do Semiárido” com a participação de artesãos e feirantes da região e também a “Mostra e Cine LabSOLar+”, com os resultados das pesquisas desenvolvidas por meio do LabSOLar na região, executado em parceria com o Centro Xingó.
Em breve, as inscrições para o 11º Seminário e Curso serão abertas e disponibilizadas nos canais do Centro Xingó.