O IABS

Criado em 2003, o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) cujo objetivo é contribuir para o bem estar social, o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades em níveis local, regional, nacional e internacional.

O IABS se propõe a criar, juntamente com os seus parceiros e com a comunidade beneficiária, ações efetivas de fortalecimento institucional, diálogo social, alternativas econômicas e socioambientais.

Para suas ações, considera a integridade e qualidade socioambiental, a defesa do patrimônio natural e cultural, a melhoria da qualidade de vida e a garantia do acesso a tais benefícios às gerações presentes e futuras.

Quer conhecer melhor? Acesse nosso portfólio:

      

Programas estratégicos e núcleos temáticos

A atuação do IABS é dividida em 3 programas estratégicos: Cidade Inclusiva, Desenvolvimento Rural Sustentável e Inserção Socioprodutiva. Estes programas orientam os 7 núcleos temáticos previstos em nosso estatuto que definem os setores e atividades dos quais podemos atuar, dentro e fora do território brasileiro.

Núcleos temáticos

Agricultura e pesca sustentáveis

Gerar alternativas sustentáveis através da promoção das potencialidades locais das comunidades pesqueiras e aquícolas

Turismo Sustentável

Contribuir para a inclusão das comunidades locais de destinos turísticos, emergentes e consolidados, nos benefícios econômicos e sociais tendo o turismo como vetor de desenvolvimento.

Meio Ambiente e áreas protegidas

Promover a conservação dos recursos naturais e o desenvolvimento territorial de forma sustentável.

Energia Inclusiva

Propor soluções em conjunto com a sociedade para produção, uso e acesso de energias sustentáveis de baixo custo.

Diálogos sociais e gestão de conflitos

Criar um ambiente propício para o desenvolvimento sustentável por meio de processos de interação social e diálogo.

Desenvolvimento Rural e Tecnologias Sociais

Promover o desenvolvimento sustentável para redução de desigualdades e melhoria da qualidade de vida no meio rural.

Linha do tempo

  • 2018
  • 2017 - 2016
  • 2015
  • 2015 - 2013
  • 2013
  • 2012 - 2006
  • 2006
  • 2004 - 2006
  • 2003
  • 2002
  • 2018

    Chegamos ao ano de 2018, celebrando o investimento de mais de 300 milhões de reais, aplicados em quase 300 projetos, em busca do desenvolvimento local e da redução de desigualdade, ao longo de 15 anos de realizações, desafios e parcerias valiosas. Abrimos mais dois escritórios, localizados em Recife e Petrolina, ampliando nossa rede também no estado de Pernambuco.
  • 2017 – 2016

    Em 2016, enfrentamos os maiores desafios de nossa jornada, com muitas dificuldades, que, apesar de tudo, serviram para mostrar que somos capazes de seguir adiante mesmo em meio a dificuldades e incertezas, onde tivemos a oportunidade de reconhecer a dimensão de nossa capacidade de realização.
  • 2015

    É inaugurado o terceiro escritório do IABS. Além de Brasília e Maceió, a cidade de Belo Horizonte passa a contar com estrutura física para atender as demandas de projetos nessa região estratégica, principalmente nas áreas de meio ambiente e unidades de conservação.
  • 2015 – 2013

    O IABS atinge a marca de R$100 milhões em mais de 200 projetos aplicados em busca dos objetivos institucionais de desenvolvimento em bases mais equitativas. Fortalece os conselhos e os procedimentos internos de horizontalidade na tomada de decisões.
  • 2013

    Ao conquistar seus primeiros 10 anos de atividades, o IABS passa por um momento de avaliação e reformulação interna e do seu papel na sociedade. Nesse momento são revistos e fortalecidos seus procedimentos, princípios, transparência e identidade. O IABS torna-se o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade, com uma nova identidade visual e com novos compromissos firmados.
  • 2012 – 2006

    Neste período, o IABS com apoio da AECID, do governo brasileiro e de outros organismos internacionais como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), atinge a marca de mais de 100 projetos executados no Brasil e no exterior em prol do desenvolvimento local e da redução das desigualdades. É consolidada a equipe de técnicos e consultores do Instituto e são formatadas as principais parcerias estratégicas. Em 2012, é inaugurado o escritório do IABS na cidade de Maceió/AL.
  • 2006

    Estabelecida parceria com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), permitindo ao IABS iniciar as ações de gestão técnica e administrativa de projetos de cooperação internacional no Brasil. O IABS amplia o seu leque de atuação com a inclusão de novos temas, tais como Turismo, Desenvolvimento Rural e Fortalecimento Institucional.
  • 2006 – 2004

    Durante o período de 2004 a 2006, o Instituto foca suas ações na construção de seus procedimentos internos e sua ideologia. São executados cerca de 20 projetos, voltados à captação de recursos e ao desenvolvimento local, principalmente em comunidades pesqueiras do litoral brasileiro.
  • 2003

    É criado o IABS, com o nome de Instituto Ambiental Brasil Sustentável, entidade sem fins lucrativos, qualificado pelo Ministério da Justiça, em 12 de novembro, como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP.
  • 2002

    Um grupo de profissionais com atuaçao em diferentes áreas de conhecimento se une para fundar uma organização com intuito em desenvolver projetos, ideias e programas movidos a partir de um novo modelo de desenvolvimento, mais justo e sustentável para as atuais e futuras gerações.