O IABS

Criado em 2003, o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) cujo objetivo é contribuir para o bem estar social, o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades em níveis local, regional, nacional e internacional.

O IABS se propõe a criar, juntamente com os seus parceiros e com a comunidade beneficiária, ações efetivas de fortalecimento institucional, diálogo social, alternativas econômicas e socioambientais.

Para suas ações, considera a integridade e qualidade socioambiental, a defesa do patrimônio natural e cultural, a melhoria da qualidade de vida e a garantia do acesso a tais benefícios às gerações presentes e futuras.

Quer conhecer melhor? Acesse nosso portfólio:

      

Programas estratégicos e núcleos temáticos

A atuação do IABS é dividida em 3 programas estratégicos: Cidade Inclusiva, Desenvolvimento Rural Sustentável e Inserção Socioprodutiva. Estes programas orientam os 8 núcleos temáticos previstos em nosso estatuto que definem os setores e atividades dos quais podemos atuar, dentro e fora do território brasileiro.

Núcleos temáticos

Aquicultura e pesca sustentáveis

Gerar alternativas sustentáveis através da promoção das potencialidades locais das comunidades pesqueiras e aquícolas

Turismo Sustentável

Contribuir para a inclusão das comunidades locais de destinos turísticos, emergentes e consolidados, nos benefícios econômicos e sociais tendo o turismo como vetor de desenvolvimento.

Meio Ambiente e áreas protegidas

Promover a conservação dos recursos naturais e o desenvolvimento territorial de forma sustentável.

Energia Inclusiva

Propor soluções em conjunto com a sociedade para produção, uso e acesso de energias sustentáveis de baixo custo.

Diálogos sociais e gestão de conflitos

Criar um ambiente propício para o desenvolvimento sustentável por meio de processos de interação social e diálogo.

Desenvolvimento Rural e Tecnologias Sociais

Promover o desenvolvimento sustentável para redução de desigualdades e melhoria da qualidade de vida no meio rural.

Mobilidade sustentável e inclusiva

Contribuir para criação de cidades mais inclusivas, promovendo o deslocamento de forma integrada e sustentável.

Economia Circular

Fomentar inovações em cadeias de valor que possam incorporar resíduos de outras cadeias para gerar alternativas de renda para comunidades locais com menor dependência de recursos naturais escassos.

Linha do tempo

  • 2018
  • 2017 - 2016
  • 2015
  • 2015 - 2013
  • 2013
  • 2012 - 2006
  • 2006
  • 2004 - 2006
  • 2003
  • 2002
  • 2018

    Chegamos ao ano de 2018, celebrando o investimento de mais de 300 milhões de reais, aplicados em quase 300 projetos, em busca do desenvolvimento local e da redução de desigualdade, ao longo de 15 anos de realizações, desafios e parcerias valiosas. Abrimos mais dois escritórios, localizados em Recife e Petrolina, ampliando nossa rede também no estado de Pernambuco.
  • 2017 – 2016

    Em 2016, enfrentamos os maiores desafios de nossa jornada, com muitas dificuldades, que, apesar de tudo, serviram para mostrar que somos capazes de seguir adiante mesmo em meio a dificuldades e incertezas, onde tivemos a oportunidade de reconhecer a dimensão de nossa capacidade de realização.
  • 2015

    É inaugurado o terceiro escritório do IABS. Além de Brasília e Maceió, a cidade de Belo Horizonte passa a contar com estrutura física para atender as demandas de projetos nessa região estratégica, principalmente nas áreas de meio ambiente e unidades de conservação.
  • 2015 – 2013

    O IABS atinge a marca de R$100 milhões em mais de 200 projetos aplicados em busca dos objetivos institucionais de desenvolvimento em bases mais equitativas. Fortalece os conselhos e os procedimentos internos de horizontalidade na tomada de decisões.
  • 2013

    Ao conquistar seus primeiros 10 anos de atividades, o IABS passa por um momento de avaliação e reformulação interna e do seu papel na sociedade. Nesse momento são revistos e fortalecidos seus procedimentos, princípios, transparência e identidade. O IABS torna-se o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade, com uma nova identidade visual e com novos compromissos firmados.
  • 2012 – 2006

    Neste período, o IABS com apoio da AECID, do governo brasileiro e de outros organismos internacionais como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), atinge a marca de mais de 100 projetos executados no Brasil e no exterior em prol do desenvolvimento local e da redução das desigualdades. É consolidada a equipe de técnicos e consultores do Instituto e são formatadas as principais parcerias estratégicas. Em 2012, é inaugurado o escritório do IABS na cidade de Maceió/AL.
  • 2006

    Estabelecida parceria com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), permitindo ao IABS iniciar as ações de gestão técnica e administrativa de projetos de cooperação internacional no Brasil. O IABS amplia o seu leque de atuação com a inclusão de novos temas, tais como Turismo, Desenvolvimento Rural e Fortalecimento Institucional.
  • 2006 – 2004

    Durante o período de 2004 a 2006, o Instituto foca suas ações na construção de seus procedimentos internos e sua ideologia. São executados cerca de 20 projetos, voltados à captação de recursos e ao desenvolvimento local, principalmente em comunidades pesqueiras do litoral brasileiro.
  • 2003

    É criado o IABS, com o nome de Instituto Ambiental Brasil Sustentável, entidade sem fins lucrativos, qualificado pelo Ministério da Justiça, em 12 de novembro, como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP.
  • 2002

    Um grupo de profissionais com atuaçao em diferentes áreas de conhecimento se une para fundar uma organização com intuito em desenvolver projetos, ideias e programas movidos a partir de um novo modelo de desenvolvimento, mais justo e sustentável para as atuais e futuras gerações.