Objetivos/Componentes

OBJETIVOS

O objetivo do projeto é melhorar a qualidade de vida da população dedicada às cadeias mais tradicionais da economia local (mariscos e pescados), localizadas ao longo da orla da Lagoa de Mundaú e da região costeira do Jaraguá, a partir do fomento de modelos de economia circular na cidade de Maceió. O projeto baseia-se em contribuir para a transformação de uma economia tradicional baseada em cadeias lineares, em uma economia moderna baseada em cadeias circular de valor, nas quais o resíduo de uma se converte em matéria prima de outra.

A introdução de modelos de negócios da economia circular nestas duas cadeias ajudará a reduzir a pressão sobre o ecossistema e permitirá à cidade de Maceió contar com uma economia resiliente em um ambiente saudável. Ao mesmo tempo, se estará fomentando a geração de emprego formal, elemento tradicionalmente crítico na cidade.

COMPONENTES

Componente I: Bases para o desenvolvimento da economia circular

Compreende o diagnóstico da situação atual das cadeias de mariscos e pescados, identificando pontos de melhoria e potencial de mercado para estes produtos tradicionais, assim como o estudo dos resíduos e as possibilidades de utilização em outras cadeias, utilizando o conceito de economia circular e seus benefícios. Serão realizados neste componente missões e seminários para fortalecimento e disseminação do conceito, construção de projeto demonstrativo de cultivo de sururu e realização de testes de depuração. Ainda se trabalhará junto aos produtores e o setor público local no ordenamento e sustentabilidade ambiental da produção de sururu na Lagoa de Mundaú e pesca artesanal na zona costeira de Jaraguá.

Componente II: Desenvolvimento de produtos e construção de modelos de negócios

O objeto deste componente é incentivar o desenvolvimento de novos produtos da economia circular e melhorar a qualidade dos produtos originais para aumentar seu valor agregado, através de depuração, congelamento, formas alternativas de embalagem. Estes produtos tradicionais têm processos de produção fáceis e são adaptáveis às habilidades produtivas dos beneficiários locais. Paralelamente, na nova cadeia de economia circular, se apoiará a conexão entre empresas e sua vinculação com a inovação acadêmica para que os resíduos de uma cadeia possam ser insumo para a outra, resultando em um sistema local baseado em círculos fechados. Também se estará promovendo eco-desenho, minimização de resíduos, produção mais limpa e logística reversa nos casos aplicáveis.

Componente III: Implementação e incubação de empreendimentos e negócios sociais dentro da economia circular

Este componente tem como foco o apoio técnico e financeiro aos pescadores e empresários locais para o desenvolvimento dos novos produtos, tanto os tradicionais como os baseados em modelos da economia circular. O projeto visa neste componente o desenvolvimento de infraestrutura para beneficiamento dos produtos tradicionais, como a possibilidade de construção de uma unidade de depuração, que além de possibilitar melhorar a qualidade do marisco, concentrar todos os resíduos em um mesmo lugar, facilitando o processamento dos mesmos e logística da cadeia. Estão previstas atividades de capacitação dos pescadores de maneira a melhorar suas práticas produtivas e assegurar o maior aproveitamento do produto. Este componente também inclui ações para o fomento de novos empreendimentos dentro de esquemas de economia circular, bem como o desenvolvimento de modelos de negócios sociais. Também será oferecido assistência técnica aos novos empreendimentos, se trabalhará para financiar a escalabilidade da tecnologia e modelos de negócios, de maneira de catalisar os investimentos nestes negócios inovadores.

Componente IV: Posicionamento e fortalecimento do mercado de economia circular

Componente voltado para o mercado consumidor. Para isto, se trabalhará em estratégias de promoção, comercialização dos produtos desenvolvidos e posicionamento de mercado na cadeia do turismo, criação e aplicação de marca com uma identidade visual coletiva para os produtos da economia circular, uma estratégia de marketing, incluindo digital e estratégias de replicabilidade.